Investigação em educação especial: métodos e práticas
Responsável da Unidade Curricular: Paula Cristina Pacheco Medeiros
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que estão na base do conhecimento científico.
Construir uma problemática teórica fundamentada através da identificação de problemas pertinentes.
Aplicar de forma fundamentada os métodos e técnicas de investigação no domínio da educação especial
Adquirir competências de planeamento e operacionalização da pesquisa empírica.
Recolher informações adequadas aos objetivos desta pesquisa.
Refletir sobre os princípios éticos que devem orientar a investigação em Educação Especial.
Redigir um plano de pesquisa.
Comunicar adequadamente os resultados de pesquisa, tendo em conta os diferentes interlocutores.
Conteúdos programáticos
1- A investigação em educação especial: principais tópicos de pesquisa e pressupostos epistemológicos e metodológico
2- Paradigmas, metodologias e métodos de investigação
3- Metodologias quantitativas, qualitativas e abordagens associadas à investigação-ação
4- O Estudo de Caso
5- Questões éticas em investigação em Educação Especial
6- O itinerário da pesquisa empírica: desde da formulação do problema à construção de hipóteses
7- Revisão de literatura, delimitação da problemática teórica e modelo de análise
8- A construção de um projeto de pesquisa
9- Recolha a análise de dados: procedimentos, instrumentos e validação.
10- Inquérito por questionário e entrevista e técnicas de observação
11- Redação do trabalho académico
Avaliação
Serão utilizadas as metodologias expositivas na apresentação dos objetivos e quadros teóricos de referência; utilizar-se-ão metodologias participativas com recurso a textos, fóruns de discussão e reflexões a propósito de casos práticos; serão também solicitados trabalhos individuais. O trabalho autónomo dos estudantes será, igualmente, promovido e valorizado.
Será privilegiada a avaliação contínua com a presença mínima nas 6 horas presenciais. Os estudantes deverão apresentar um plano de pesquisa, na última aula, e argumentar sobre os principais passos deste processo (70%). Deverão ainda realizar com sucesso todas as atividades online (exercícios, fóruns e reflexões) que forem solicitadas (30%).Bibliografia
Albarello, Luc (org.) (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. ISBN 9788536320526
Guerra, I. (2008). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais: Principia. ISBN 9789728818661
Mertens, M. D. & Mclaugin, J. A. (2004). Research and Evaluation in Special Education. California: Corwin Press. ISNB 9780761946533