Integração das aprendizagens e promoção para o sucesso
Responsável da Unidade Curricular: Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Habilitar os profissionais de educação para educar e ensinar positiva e eficazmente.
-Utilizar estratégias educativas diferenciadas com alunos do ensino básico e secundário que apresentem caraterísticas de aprendizagem divergentes, incluindo altas capacidades, perturbações específicas de aprendizagem e alterações de comportamento.
-Proporcionar conhecimentos aos profissionais de educação para, preventivamente, desenvolverem nas crianças/jovens as competências facilitadoras das aprendizagens simbólicas (implicadas na leitura, escrita, matemática), de interações sociais positivas, de compreensão e respeito pelas necessidades de aprendizagem precoce e a um ritmo divergente uns dos outros.
Conteúdos programáticos
1. Conceito de Perturbações Específicas de Aprendizagem (PEA) e prevalência; os vários tipos de dif. de aprendizagem específicas: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia.
2. Exigências do ato de ler - processo simbólico assente em redes neuronais.
3. Modelos e instrumentos de avaliação compreensiva e de competências académicas básicas; o perfil intra-individual do aluno.
4. Organização da interv. diferenciada com alunos com PAE, em sala de aula/apoios: medidas, métodos, estratégias, atividades, recursos. A família no acompanhamento e apoio às PAE.
5. Conceito, génese neurológica e diagnóstico diferencial de hiperatividade (PHDA); constrangimentos emergentes em contextos educativos, formas de interv. educativa individual e em grupo.
6. Inteligência e inteligências: contributos teóricos relevantes; conceito de sobredotação, prevalência, caraterísticas e necessidades.
7. Linhas de atuação e modelos de interv. educativa.
8. O Projeto Investir na Capacidade e sua relevância.
Avaliação
Exposição oral diferida dos conteúdos teóricos e teórico-práticos, apoiada em PPT e textos fornecidos.
Apresentação de casos de estudo para análise, debate, suscitando propostas de intervenção.
Trabalhos, em presença, de grupo, para discussão de modelos e recursos apresentados e pesquisados.
Trabalho individual e ou de grupo, para aplicação dos conhecimentos oferecidos e baseados em consulta bibliográfica.
Através de um trabalho escrito, de natureza individual, e da participação nos debates e discussões em grupo, no decurso das aulas.
Trabalho escrito individual - ponderação 80 %
Participação nos debates e discussões em aula - ponderação 20 %Bibliografia
Fonseca, V. (2008). Insucesso Escolar. Lisboa: Editorial Notícias.
Gagné, F., & Guenther, Z. C. (2012). Desenvolvendo Talentos: Modelo Diferenciado de Dotação e Talento in Moreira, L. C. e Stoltz, T. (Orgs.) Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação. Juruá Editora, Curitiba.
Serra, H. et al. (2015). Dislexia: fichas de intervenção pedagógica 1 e 2. Porto: Porto Editora.
Serra, H; Fernandes, A. (2015). Será meu filho sobredotado? Porto: Porto Editora.
Serra, H.; Nunes, G.; Santos, C. (2005). Avaliação e diagnóstico em dificuldades específicas de aprendizagem - Pistas para uma Intervenção Educativa. Porto: Edições ASA.