Seminário de projeto - domínio cognitivo e motor

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Aprofundar conhecimentos e competências na área da investigação. - Refletir sobre as respostas possíveis no âmbito da escola inclusiva. - Realizar um trabalho de projeto articulando saberes teóricos, práticos e metodológicos.

Conteúdos programáticos
1- Estrutura do projeto de investigação. Definição da pergunta de partida 2- Análise de várias produções de natureza científica 3- Normas de redação de um trabalho científico 4- Processo de construção do enquadramento teórico 5- Definição de opções metodológicas 6- Técnicas de recolha de dados: entrevista, inquérito por questionário 7- Análise de conteúdo e tratamento estatístico 8- Normas de apresentação do trabalho

Avaliação

As horas de contacto serão repartidas por duas componentes: a)- aprofundamento de aspetos de natureza metodológica essenciais para a construção do projeto de investigação; b)- acompanhamento tutorial individualizado. O trabalho de projeto engloba uma componente teórica e uma componente empírica assumindo-se prioritariamente como um estudo de caso. É avaliado por um júri de dois docentes tendo em conta o produto escrito e a sua apresentação oral.

Bibliografia

BARDIN, Laurence (2015). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. ISBN 978-972-4415-06-2. GUERRA, Isabel Carvalho (2008). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Sentidos e formas de uso. Cascais: Princípia Editora. ISBN 978-972-8818-66-1. HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew (2008). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 978-972-618-273-3. IÑIGUEZ, Lupicinio (coord) (2004). Manual de análise do discurso em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Vozes. ISBN 85-326-3004-9. QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-275-1.