Respostas educativas no domínio da surdez e da visão

Responsável da Unidade Curricular: Carlos Manuel Peixoto Afonso
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Identificar as necessidades específicas de crianças/jovens com dupla deficiência sensorial. -Reconhecer diferentes abordagens paradigmáticas relativamente à surdez e às problemáticas visuais. -Identificar caraterísticas de crianças/alunos com surdez e com deficiências visuais. -Refletir sobre as respostas educativas para alunos surdos e com deficiências visuais.

Conteúdos programáticos
1. Educação de surdos 1.1. Caraterização da surdez 1.2. Consequências da surdez 1.3. Paradigmas na educação de surdos 1.4. Respostas educativas para alunos surdos (EREBAS) 1.5. Língua Gestual Portuguesa e Cultura Surda 2. Deficiências visuais 2.1. Perspetiva biopsicoeducacional das deficiências visuais 2.2. Avaliação funcional do funcionamento visual 2.3. Programação, avaliação e intervenção em crianças e jovens com deficiências visuais.

Avaliação

Existindo uma grande componente de ensino à distância, os estudantes terão ao seu dispor sessões síncronas e sessões assíncronas. A partir desses momentos serão propostas diversas atividades aos estudantes (visionamento de registos vídeo, leitura e análise de textos, reflexão sobre casos concretos, fóruns de discussão). As horas de contacto e de avaliação presenciais serão utilizadas para partilha entre os estudantes do seu percurso formativo na unidade curricular. A avaliação terá duas componentes: a)- realização das tarefas propostas nas sessões (30%); b)- realização de um trabalho final de reflexão sobre temáticas propostas pelos docentes (70%).

Bibliografia

Afonso, C. (2008). Reflexões sobre a surdez. Problemática específica da surdez/A educação de Surdos. Porto: Gailivro. Carvalho, P. (2010). História da Educação dos Surdos I. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. Coelho, O. (2010). Um Copo Vazio Está Cheio de Ar. Assim é a Surdez. Porto: LivPsic. Coelho, O. & Klein, M. [Coord.] (2013). Cartografias da Surdez. Comunidades, Línguas, Práticas e Pedagogia. Coleção Edições de Psicologia e de Ciências da Educação. Porto: CIIE/LivPsic. Corn, A. (2010). Foundation of Low Vision: Clinical and Functional Perspectives. 2nd edition - AFB press. ISBN 978089128831.