Neurodesenvolvimento motor

Responsável da Unidade Curricular: Rosa Maria de Lima
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Dominar técnicas de funcionalidade residual para manipulação, autonomia e comunicação. -Conhecer aspetos básicos da fisiologia humana para compreender os distintos perfis presentes em patologia motora. -Desenhar estratégias particulares de intervenção em crianças com graves distúrbios de linguagem oral e linguagem escrita com base na análise de perfis de aprendizagem. -Aplicar técnicas básicas de conforto e bem-estar físico à criança com multideficiência, através da consciencialização e da partilha de saberes com técnicos paramédicos, participantes da formação em curso. -Analisar através da exploração o incremento de estratégias que facilitem e promovam a inclusão em contexto de turma. -Desenhar perfis de intervenção para crianças com problemas específicos de aprendizagem. -Promover de modo exploratório atividades que fomentem contatos interfamílias, de alunos com problemáticas motoras graves.

Conteúdos programáticos
1. Aprendizagem neuromotora: dos reflexos primários ao automatismo 2. Cérebro e movimento: estruturas básicas, sistema nervoso central e periférico 3. Perturbações do movimento 4. Lesão cerebral e perturbações adjacentes: aspetos motores, cognitivos, comunicativos e psicossociais na paralisia cerebral e outros síndromes 5. Malformações congénitas da espinal medula e suas consequências psicomotoras, sociais, esfincteriana, sensoriais 6. Doenças dos músculos esqueléticos: distrofias musculares na infância e quadros plurais de funcionalidade residual. 7. Atraso psicomotor e perfis globais de realização. 9. A fala e a comunicação no deficiente motor: elaboração de perfis de realização linguística em suas dimensões e processos (compreensão e expressão). 10. A linguagem escrita na criança com disartria 11. Elaboração de perfis, recriação de estratégias de realização escolar e programação de processos de intervenção na inclusão social.

Avaliação

A metodologia utilizada em sessões presenciais, síncronas e assíncronas será suportada pela exposição de conteúdos básicos vinculados à dinâmica do sistema nervoso central e seus vínculos com a motricidade global e específica, como forma de aceder à compreensão das temáticas (objeto de estudo) em deficiência motora. Recorrer-se-á à visualização e análise de vídeos que ilustram particulares contextos de deficiência motora, à avaliação da comunicação verbal oral e escrita em crianças com disartria, através de registos disponibilizados para o efeito. Serão exploradas estratégias que contemplem um maior incremento da efetiva e possível inclusão escolar e social. A avaliação terá uma componente individual e escrita sobre uma das problemáticas vinculadas aos conteúdos apresentados com a ponderação de 70%. Serão ainda elementos de avaliação a realização de tarefas decorrentes da análise de vários materiais bibliográficos e registos de comportamentos motores e linguísticos recolhidos ao longo de processo de dinamização das temáticas, com a ponderação de 30%.

Bibliografia

Associação Portuguesa de Doenças Neuromusculares (2010). Manual Sobre Doenças Neuromusculares em Idade Pediátrica - Doentes e Cuidadores. Coimbra, Almedina. ISBN: 9789724044231 Dutt, R., Roduta-Roberts, M., & Brown, C. A. (2015). Sleep and Children with Cerebral Palsy: A Review of Current Evidence and Environmental NonPharmacological Interventions. Children, 2 (1), 78-88. Eliasson, A.C. et al. (2006). Development of hand function and precision grip control in individuals with cerebral palsy: a 13-year follow-up study. Pediatrics, Vermont, v. 118, n. 4, p. 1226-1236. Geralis, E. (2008)Crianças com Paralisia Cerebral . Editorial Artmed, Porto Alegre, Brasil. ISBN: 978-85-383-0837-1 Wolfe, P. (2004). Compreender o funcionamento do Cérebro e asua importância no processo de Aprendizagem. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-01-1336-1