Investigação em educação especial: métodos e práticas

Responsável da Unidade Curricular: Paula Cristina Pacheco Medeiros
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que estão na base do conhecimento científico. Construir uma problemática teórica fundamentada através da identificação de problemas pertinentes. Aplicar de forma fundamentada os métodos e técnicas de investigação no domínio da educação especial Adquirir competências de planeamento e operacionalização da pesquisa empírica. Recolher informações adequadas aos objetivos desta pesquisa. Refletir sobre os princípios éticos que devem orientar a investigação em Educação Especial. Redigir um plano de pesquisa. Comunicar adequadamente os resultados de pesquisa, tendo em conta os diferentes interlocutores.

Conteúdos programáticos
1- A investigação em educação especial: principais tópicos de pesquisa e pressupostos epistemológicos e metodológico 2- Paradigmas, metodologias e métodos de investigação 3- Metodologias quantitativas, qualitativas e abordagens associadas à investigação-ação 4- O Estudo de Caso 5- Questões éticas em investigação em Educação Especial 6- O itinerário da pesquisa empírica: desde da formulação do problema à construção de hipóteses 7- Revisão de literatura, delimitação da problemática teórica e modelo de análise 8- A construção de um projeto de pesquisa 9- Recolha a análise de dados: procedimentos, instrumentos e validação. 10- Inquérito por questionário e entrevista e técnicas de observação 11- Redação do trabalho académico

Avaliação

Serão utilizadas as metodologias expositivas na apresentação dos objetivos e quadros teóricos de referência; utilizar-se-ão metodologias participativas com recurso a textos, fóruns de discussão e reflexões a propósito de casos práticos; serão também solicitados trabalhos individuais. O trabalho autónomo dos estudantes será, igualmente, promovido e valorizado. Será privilegiada a avaliação contínua com a presença mínima nas 6 horas presenciais. Os estudantes deverão apresentar um plano de pesquisa, na última aula, e argumentar sobre os principais passos deste processo (70%). Deverão ainda realizar com sucesso todas as atividades online (exercícios, fóruns e reflexões) que forem solicitadas (30%).

Bibliografia

Albarello, Luc (org.) (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. ISBN 9788536320526 Guerra, I. (2008). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais: Principia. ISBN 9789728818661 Mertens, M. D. & Mclaugin, J. A. (2004). Research and Evaluation in Special Education. California: Corwin Press. ISNB 9780761946533