Seminário Interdisciplinar II
Responsável da Unidade Curricular: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Problematizar a ação educativa
Identificar áreas/domínios de intervenção prioritária no ensino da Matemática na educação básica
Propor planos de intervenção adequados a especificidades curriculares da Matemática e das Ciências no ensino básico
Debater problemáticas e propostas da investigação sobre práticas eficazes em educação básica
Conceber projetos de intervenção/ação pedagógica promotores de aprendizagens de qualidade
Organizar recursos educativos atendendo à diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem
Avaliar opções pedagógicas, nomeadamente à luz da articulação horizontal e da sequencialidade do currículo
Reconhecer o desenvolvimento profissional como indispensável à melhoria contínua da atividade docente
Conteúdos programáticos
Qualidade do ensino e resultados das aprendizagens dos alunos
Gestão da heterogeneidade aprendente
A interdisplinaridade na formação integral do aluno
Práticas eficazes à aprendizagem da Matemática e das Ciências
Modelos e opções curriculares para educação matemática e científica
Construção e desenvolvimento profissional do docente de 1º e 2º CEB
Avaliação
A UC estrutura-se em metodologias ativas, assentes na reflexão e discussão, realizadas em momentos teórico-práticos e desenvolvidas em trabalhos de grupo, sustentados pelos seminários e leituras de bibliografia pertinente para as temáticas em exploração ou proposta pelos dinamizadores dos seminários. O trabalho de campo proporciona a observação e o contacto dos estudantes com contextos reais de intervenção e de investigação/divulgação científica (conferências, laboratórios e exposições, por exemplo). Na orientação tutorial, os estudantes são acompanhados na elaboração de planos de intervenção socioeducativa e no esboço de proposta de artigo científico.
Avaliação: portfólio individual (100%)
Para o portfólio individual devem reverter (i) os resultados da análise e reflexão emergentes das sucessivas experiências e atividades de aprendizagem (40%); (ii) propostas de intervenção socioeducativa (30%); (iii) o esboço de um artigo científico centrado numa temática educativa pertinente (30%)Bibliografia
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