Recursos Tecnológicos para o Ensino das Ciências Naturais

Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Analisar e avaliar recursos tecnológicos com base nos programas da área das Ciências Naturais (dos 1º e 2º CEB) e as metas curriculares do 2º CEB. Compreender a utilização da tecnologia como recursos promotores na construção de conhecimento. Projetar novos recursos tecnológicos para as Ciências Naturais dos 1º e 2º CEB

Conteúdos programáticos
O mundo digital: a criança no contexto tecnológico atual A robótica na aprendizagem A tecnologia e as Ciências Naturais: a adequação dos recursos ao contexto dos 1º e 2º CEB Projetos em tecnologia educativa no âmbito das Ciências Naturais. Pesquisa e análise crítica de recursos tecnológicos disponíveis.

Avaliação

Uma primeira abordagem teórica permitirá aos estudantes tomarem contacto com o contexto tecnológico atual. Os tempos teorico-práticos serão uma oportunidade para os estudantes pesquisarem diversos recursos tecnológicos, tais como simulações, software, vídeos, laboratórios virtuais, entre outros, e avaliar criticamente a sua utilidade nos 1º e 2º CEB. Sob a orientação do docente eles terão de planear e construir um recurso tecnológico de acordo com os conteúdos do Programa do 1ºCEB e das metas curriculares do 2º CEB. Outros momentos de formação incluem o convite de um especialista ou promover contacto in loco com uma realidade tecnológica noutra instituição. Pretende-se que os estudantes construam a proposta de uma intervenção/atividade sobre um conteúdo utilizando recursos tecnológicos (proposta-70%). O projeto será partilhado em dois momentos distintos no semestre para que possa receber o feedback dos docentes e dos colegas, numa perspeciva de construção partilhada (participação-30%).

Bibliografia

Domingo, A.A. (2015). Familias digitales. Madrid: Hacer familia ISBN: 9788490612088 Ferreira, P. (2006). Tecnologias, Informação e Educação. Porto: Politema. ISBN 9789728688431 Quinta e Costa, M; Kaufmann, M e Simas, P. (2009) Decisão informada, decisão alimentada. Actas do Encontro sobre Podcasts, Edição CIEd, UM, Braga, CDrom Quinta e Costa, M. e Ramalho, R. (2008) ?Ciência@escola.net ? Projecto de b-learning?. Actas do Encontro sobre Web 2.0, Braga: Edição CIEd, UM, CDrom Palladino, L. J. (2015. Educar en la Era de la dispersión digital. Barcelona: Alba ISBN: 9788490651162 Sebarroja, J. C. (2016). Pedagogias del siglo XXI: alternativas para la innovatcion educativa. Barcelona: Octaedro ISBN: 97884992162218