Seminário Interdisciplinar I

Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Entender a problematização da ação educativa como motor de desenvolvimento das comunidades educativas Conhecer projetos de intervenção educativa promotores de sucesso em Matemática e em Ciência Refletir sobre metodologias de diferenciação pedagógica no 1º e 2º Ciclos do EB Analisar práticas de ensino experimental das Ciências Conhecer projetos de investigação/ação centrados em práticas interdisciplinares Debater problemáticas da investigação em educação matemática e científica Prever o impacto da implementação de estratégias de intervenção pedagógica no sucesso escolar Desenvolver capacidades de produção e comunicação científica e/ou tecnológica Construir uma visão sistémica e diversificada dos temas atuais na ciência e na tecnologia Compreender o impacto da ciência e tecnologia na sociedade

Conteúdos programáticos
Competência matemática e científica - fundamentos e perspetivas curriculares Diferenciação pedagógica e sucesso escolar Aprendizagem das Ciências Naturais e o potencial do ensino experimental Práticas eficazes à aprendizagem da Matemática e das Ciências Práticas interdisciplinares na formação integral do estudante Teorias e princípios da comunicação em Ciências Ética e cultura da investigação e publicação científicas

Avaliação

A UC estrutura-se em aulas teórico-práticas, seminários por especialistas sobre temas da intervenção e investigação educativa, trabalho de campo e orientação tutorial que, na sua globalidade, pretendem introduzir metodologias de trabalho ativas e assentes na observação, reflexão e discussão proporcionadas por trabalhos de grupo, debate e análise documental, assim como de resolução de problemas, emergentes do contacto dos estudantes com contextos reais de intervenção e de investigação/divulgação científica (conferências, exposições ou dos media, por exemplo). Avaliação: portfolio individual (100%) A progressão das aprendizagens dos estudantes será monitorizada através da elaboração de um portfolio individual, para onde serão vertidos, de forma contínua: (i) os resultados das análises e reflexões críticas, emergentes das sucessivas, diversificadas e complementares experiências de aprendizagem (60%); (ii) produtos resultantes das suas propostas de intervenção socioeducativa (40%).

Bibliografia

Gonçalves, D. & Quinta e Costa, M. (2015). Promoção de uma Postura Científica na Formação de Professores: estudo exploratório com futuros professores do 1o Ciclo do Ensino Básico. Revista de Estúdios e Investigation en Psicología y Educación. Vol. Extr., núm. 06 (2015) pp.234-237. eISSN: 2386 7418 Lopes, J.,Cravino,J..&Silva,.A.(2010).Effective Teaching for intended Learning Outcomes in Science and Technology. New York:Nova Science Publishers. ISBN 978-1-60876-958-2 Nogueira,I.C. & Gonçalves,D.(2014).A transdisciplinaridade como meio potenciador de reconhecimento de sentido(s):uma experiência formativa profissionalizante com futuros professores de 1º e de 2º ciclo do Ensino Básico.Tendencias Pedagógicas,23,143-154. Pacheco, J.A.(2011).Discursos e lugares das competencias em contextos de educacao e formacao.Porto:Porto Editora.ISBN978-972-0-34961-3 Sá-Chaves, I.(Coord)(2014).Educar,Investigar e Formar-Novos Saberes.Aveiro:UA Editora.ISBN978-972-789-426-0