Prática de Ensino Supervisionada em 2º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais I

Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Caraterizar o estabelecimento de ensino do 2ºCEB, através da análise dos documentos do regime de autonomia, administração e gestão e atuar em conformidade; Reconhecer a articulação e sequencialidade do ensino; Comparar contextos educativos, partindo das implicações do ensino de Matemática e Ciências Naturais no 2ºCEB MCN; identificar, descrever e (re)configurar a intervenção educativa no 2.º CEB, tendo em conta a promoção de aprendizagens sustentáveis Refletir de forma a adequar e reformular a ação educativa; Utilizar técnicas e instrumentos de registo, documentação e avaliação do processo de ensino/aprendizagem; Descrever as especificidades do processo de ensino/aprendizagem dos alunos do 2ºCEB em Matemática e Ciências Naturais; Relacionar teorias públicas com as práticas educativas; Identificar e fundamentar opções curriculares, promovendo a articulação vertical e horizontal do currículo.

Conteúdos programáticos
1- Enquadramento legal para o exercício da Profissão Docente; 2- Instrumentos de autonomia, gestão e administração das instituições educativas; 3- Perfil do desempenho profissional do Professor do Ensino Básico; 4- Profissionalidade Docente e Promoção do Sucesso Escolar; 5- Planificação,concretização e avaliação da intervenção educativa em Matemática e Ciências Naturais no 2ºCEB 6- Conceção, desenvolvimento e análise de experiências e/ou projetos de investigação/formação/ação inerentes à prática educativa.

Avaliação

Estágio em turmas do 2º CEB, desenvolvido em par pedagógico . Da observação, conhecimento e identificação das turmas, intervêm de forma planificada, organizada e avaliada, promovendo experiências pedagógicas ativas, significativas, diversificadas e socializadoras. Nos Seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e consolidar a IE, refletindo tanto individualmente como em grupo. Na OT, refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio para a realização do relatório com o Orientador. A classificação inclui (classif. de estágio x 70 + classif. do relatório X 30)/100 em que: Classificação do estágio = (classif. do Supervisor ESEPF x 60 + classif. do Orient. Cooperante X 40)/100); Classificação do Relatório de investigação - sob a orientação científica de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrerão de questões da prática pedagógica supervisionada e/ou articuladas com projetos de investigação/áreas de interesse de investigação.

Bibliografia

Alarcão, I. (2011). Supervisão da Prática Pedagógica - Uma perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra: Almedina. Estanqueiro, A. (2010) Boas Práticas em Educação - O Papel dos Professores.Lisboa: Editorial Presença Gonçalves, D., & Nogueira, I. (2015). Formação inicial de professores como processo de (re)configuração de conceções sobre Matemática. Revista de Estudios e Investigación em Psicología e Educación, (6), 180-182 ISSN: 2386-7418 Gonçalves, D. & Quinta e Costa, M. (2015). Promoção de uma Postura Científica na Formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación em Psicología e Educación, 6 ISSN: 2386-7418 Gouveia, J. (org.) (2007). Métodos, Técnicas, Jogos Pedagógicos - recurso Didático para Formadores. Braga: Expoente. Perrenoud, P. (2010). 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora