Metodologias do Ensino das Ciências Naturais para o 2º Ciclo do Ensino Básico
Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a organização e gestão curricular das instituições educativas
Caraterizar os pressupostos da relação pedagógica, reconhecendo a importância do papel de cada interveniente
Identificar formas de organizar o espaço e o tempo potenciadoras da aprendizagem
Perspetivar intervenções no ensino das ciências no 2.ºCEB
Saber fazer planificações na área das ciências no 2.º CEB, relacionado com diferentes níveis da intervenção curricular
Analisar diferentes situações educativas, explicitando a dimensão interdisciplinar
Discutir abordagens das ciências para o sucesso dos alunos do 2.º CEB
Justificar opções técnicas e metodológicas na intervenção educativa na área das ciências no 2.ºCEB
Construir instrumentos de observação, planificação e avaliação na área das ciências no 2.ºCEB
Revelar conhecimentos sobre diferentes metodologias no ensino das ciências no 2.ºCEB
Conteúdos programáticos
1. Organização e gestão curricular no 2.ºCEB
1.1. Normativos Legais
2. Perfil do Professor de Ciências do 2.ºCEB
2.1. Profissionalidade docente e Intencionalidade educativa
3. Dos fundamentos às práticas educacionais
3.1. O construtivismo no ensino das ciências no 2.ºCEB
3.2. Aprendizagem e ensino por objetivos e competências
3.3. Métodos e estratégias pedagógicas
3.4 Modelo CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) de ensino das ciências no 2º CEB
3.5 O ensino experimental - conceito e prática
4. Dos fundamentos às práticas de planificação
4.1. Da planificação às situações de aprendizagem na área das ciências no 2.ºCEB
4.2. Modalidade de avaliação
4.3.Instrumentos de avaliação
Avaliação
Com metodologias diversificadas pretende-se que os estudantes tenham um papel interveniente, ativo e crítico e que desenvolvam uma razoável autonomia de trabalho e de pesquisa.
Nas sessões teóricas, as docentes expõem os conceitos recorrendo, também, a casos práticos e demonstrações, promovendo, sistematicamente, o debate entre o grupo de estudantes.
Nas sessões teórico-práticas, os estudantes dinamizam a apresentação de uma temática, fruto do trabalho de grupo realizado no tempo de trabalho autónomo, trazendo para a sala os casos práticos vivenciados em estágio. Acresce ainda as oportunidades de aprender com os profissionais no ativo, durante os seminários, e o desenho de um percurso formativo personalizado, beneficiado pelas orientações tutoriais. Nas aulas de prática laboratorial os estudantes terão a oportunidade de experienciar momentos de aprendizagem de modo a planificarem atividades similares para o contexto do 2º CEB.
Trabalho individual: 60%.
Trabalho de grupo: 40%.Bibliografia
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Cardoso, J.R. (2013). O Professor do Futuro. Lisboa: Guerra e Paz. ISBN: 978-989-702-080-3
COLL, C. et all (2001): O construtivismo na sala de aula. Novas perspectivas para a acção pedagógica. Grafiasa: Asa Editores II, S.A. ISBN 972-41-2513-0
Fernandes, I., Pires, D. & Villamañán, R. (2013). Educação em ciências com orientação CTSA. N.º extra de Enseñanza de las Ciencias, pp. 459-462.
Gonçalves, D., & Quinta e Costa, M. (2015). Promocão de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación em Psicología e Educación (6) 190-196
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Klahr , et al (2011). O valor do ensino experimental. Porto: Porto Editora. ISBN 9789720349354