Metodologias do Ensino das Ciências Naturais para o 2º Ciclo do Ensino Básico

Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a organização e gestão curricular das instituições educativas Caraterizar os pressupostos da relação pedagógica, reconhecendo a importância do papel de cada interveniente Identificar formas de organizar o espaço e o tempo potenciadoras da aprendizagem Perspetivar intervenções no ensino das ciências no 2.ºCEB Saber fazer planificações na área das ciências no 2.º CEB, relacionado com diferentes níveis da intervenção curricular Analisar diferentes situações educativas, explicitando a dimensão interdisciplinar Discutir abordagens das ciências para o sucesso dos alunos do 2.º CEB Justificar opções técnicas e metodológicas na intervenção educativa na área das ciências no 2.ºCEB Construir instrumentos de observação, planificação e avaliação na área das ciências no 2.ºCEB Revelar conhecimentos sobre diferentes metodologias no ensino das ciências no 2.ºCEB

Conteúdos programáticos
1. Organização e gestão curricular no 2.ºCEB 1.1. Normativos Legais 2. Perfil do Professor de Ciências do 2.ºCEB 2.1. Profissionalidade docente e Intencionalidade educativa 3. Dos fundamentos às práticas educacionais 3.1. O construtivismo no ensino das ciências no 2.ºCEB 3.2. Aprendizagem e ensino por objetivos e competências 3.3. Métodos e estratégias pedagógicas 3.4 Modelo CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) de ensino das ciências no 2º CEB 3.5 O ensino experimental - conceito e prática 4. Dos fundamentos às práticas de planificação 4.1. Da planificação às situações de aprendizagem na área das ciências no 2.ºCEB 4.2. Modalidade de avaliação 4.3.Instrumentos de avaliação

Avaliação

Com metodologias diversificadas pretende-se que os estudantes tenham um papel interveniente, ativo e crítico e que desenvolvam uma razoável autonomia de trabalho e de pesquisa. Nas sessões teóricas, as docentes expõem os conceitos recorrendo, também, a casos práticos e demonstrações, promovendo, sistematicamente, o debate entre o grupo de estudantes. Nas sessões teórico-práticas, os estudantes dinamizam a apresentação de uma temática, fruto do trabalho de grupo realizado no tempo de trabalho autónomo, trazendo para a sala os casos práticos vivenciados em estágio. Acresce ainda as oportunidades de aprender com os profissionais no ativo, durante os seminários, e o desenho de um percurso formativo personalizado, beneficiado pelas orientações tutoriais. Nas aulas de prática laboratorial os estudantes terão a oportunidade de experienciar momentos de aprendizagem de modo a planificarem atividades similares para o contexto do 2º CEB. Trabalho individual: 60%. Trabalho de grupo: 40%.

Bibliografia

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