Temas da História da Matemática
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer o sentido histórico da Matemática enquanto ciência.
Compreender a Matemática como uma construção social humana, entendendo-a como acumulação, continuidade ou rutura de paradigmas.
Integrar o papel da Matemática na vida humana em diferentes épocas.
Reconhecer na Matemática oportunidades e ferramentas de transformação do meio social e cultural.
Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.
Conteúdos programáticos
1. Natureza e cronologia da Matemática
2.Temas da Historia:
2.1. do Numero e dos Sistemas de Numeração
2.2. da Geometria e da Medida
2.3. da Álgebra
2.4. da Estatística e das Probabilidades
3. Temas da Historia da Matemática em Portugal
Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Serão utilizadas as seguintes estratégias e recursos : exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e apresentação ao grande grupo.
Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho de pesquisa individual com apresentação em aula (100%)
A partir de um tema matemático, os estudantes realizarão um trabalho de pesquisa que reflita aspetos e características desse tema no âmbito da Historia da Matemática e, em simultâneo, evidencie as possibilidades da sua incorporação em propostas formativas adequadas a esta área de docência.Bibliografia
BARTHELEMY, G.(2003). 2500. Anos de Matemática. Lisboa: instituto Piaget. ISBN 972-771-683-0
CARACA, B. J. (1998). Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-616-9
DEVLIN, K. (2005). Os Problemas do Milénio. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-245-0
ESTRADA, M. F. , SA, C.C. (2000). História da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 978-972-6743-156
OLIVEIRA, J.T. (1989). O essencial sobre a Historia das Matemáticas em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
SILVA, J.S. (2000). A Matemática na Antiguidade. Lisboa: SPM. ISBN 972-986-560-4
STRUIK, D. L. (1992). Historia concisa das Matemáticas. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-251-2
TAHAN, M. (2001). O Homem que sabia contar. Lisboa: Presença. ISBN 978-972-232-780-0