Fundamentos de Promoção e Animação da Leitura

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos da leitura, bem como as orientações curriculares para o Ensino do 1º CEB referentes à leitura; Refletir sobre os fundamentos da animação e promoção da leitura, numa perspetiva de articulação entre os aspetos teóricos e a dinamização de diferentes tipologias textuais; Refletir, fundamentadamente, sobre a importância dos conhecimentos obtidos para a utilização de práticas pedagógicas de promoção e animação da leitura dirigida à docência no 1º CEB tendo em vista a adoção de estratégias pedagógicas adequadas; Compreender a complexidade do processo de promoção da leitura.

Conteúdos programáticos
I. Leitura: conceitos e fundamentos 1. A Leitura: mediadores e contextos 2. Promoção e Animação: conceitos e fundamentos 3. Os diferentes contextos de promoção da leitura: família, escola, biblioteca 4. A Leitura e Escola - a construção de sentido e o prazer de ler 5. A animação da leitura: tipos de animação 5.1. Animação da Informação 5.2. Animação Lúdica 5.3. Animação de Aprofundamento 5.4. Animação Responsabilizante 5.5. Outras possibilidades de animação da leitura 5.6. A animação das diferentes tipologias textuais 5.7. A animação do texto literário: narrativa e poesia II. Projetos de promoção e animação da leitura 1. Estratégias de animação da leitura 2. Estratégias de animação da leitura no 1º Ciclo 3. Atividades de promoção e animação da leitura no 1º Ciclo III. Da teoria a prática 1. Articulando a teoria com a intervenção pedagógica 2. Oficinas de animação da leitura

Avaliação

Exposição, debate, análises de documentos, trabalho em grupo e individual. A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. As horas de contacto Teóricas visam a criação do quadro conceptual orientador da elaboração de atividades e recursos para a promoção e animação da leitura. As aulas TP corresponderão a momentos de exposição oral da docente e dos estudantes, com base na apresentação e reflexão sobre os textos selecionados em cada ponto do programa e fomentada a participação dos estudantes na discussão das sistematizações e leituras preparadas pela docente e colegas no momento das OT. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos e verificada através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: 1 primeiro trabalho de grupo (40%) e 1 segundo trabalho de grupo 60%).

Bibliografia

CAVALCANTI, J. (2006). Malas que contam historias. São Paulo: Paulus. ISBN 972-30-1192-1 CERRILLO, P. et alii (2002). Libros, lectores y mediadores. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-la-Mancha. ISBN 84-8427-212-5. FILLOLA, A. M. (2004). La educacion literaria: bases para la formation de la competecia lecto-literaria. Malaga: Aljibe. ISBN 978-84-9700-181-6. GOMES, J.A. (1996). Da Nascente a Voz. Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1046-2. JOLIBERT, J. (1989). Formar crianças leitoras. Porto: Asa. ISBN 978-972-41-0525-3. POSLANIEC, C. (2006). Incentivar o prazer de ler. Porto: Edições Asa. ISBN 9789724145709. SILVA, C.V.; M. Martins; J. Cavalcanti (coord.) (2012). Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. Porto: ESEPF. ISBN 978-972-99174-7-9, acedido em http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/665. SOLE, I. (1992).Estratégias de leitura. Barcelona: Grao Editorial. ISBN 978-84-7827-209-9.