Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico II
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Observar, planificar, concretizar e avaliar a intervenção educativa, tendo em conta uma pedagogia diferenciada, gerindo recursos e organizando o ambiente educativo de acordo com os princípios da aprendizagem ativa e participativa;
Problematizar a ação educativa;
Utilizar técnicas e instrumentos de registo, documentação e avaliação do processo de ensino/aprendizagem com uma sustentada preparação científica e académica;
Articular práticas e teorias educativas;
Apresentar e debater propostas educacionais promotoras do sucesso escolar;
Investigar o contexto e a intervenção educativa.
Conteúdos programáticos
1-Perfil específico do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
2- Observação, planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa;
3-Reflexão, problematização e investigação da ação educativa;
4- Práticas educativas promotoras de aprendizagens sustentáveis;
5-Conceção, desenvolvimento e analise de experiências e/ou projetos de investigação/formação/ação inerentes à prática educativa
Avaliação
Estágio em co-docência, em par pedagógico, numa turma de 1º CEB. Da observação, conhecimento e identificação da turma,os estudantes intervêm de forma aprofundada, promovendo experiências pedagógicas de aprendizagens ativas, significativas, diversificadas e socializadoras. Nos Seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a IE, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT, refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do Orientador na elaboração do relatório que acompanha o processo investigativo desde a primeira UC de PES.
Alassificação do estágio = (classif. do Supervisor ESEPF x 60 + classif. do Orient. Cooperante X 40) 70%
Classificação do Relatório de investigação - 30% - sob a orientação científica de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrerão de questões emanadas da prática pedagógica supervisionada e/ou articuladas com projetos de investigação/áreas de interesse de investigação.Bibliografia
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