Metodologias do Ensino das Ciências Naturais e Sociais para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender lógicas e conceitos fundamentais para a educação em ciências naturais e sociais.
Analisar criticamente práticas pedagógicas no âmbito das ciências naturais e sociais no 1º CEB
Selecionar estratégias motivadoras para a abordagem das ciências naturais e sociais.
Propor a utilização de dispositivos didáticos e tecnológicos em contexto do 1º CEB.
Desenhar atividades experimentais como recurso pedagógico para uma prática globalizante no Estudo do Meio
Adequar as propostas educativas à diversidade da população escolar
Desenvolver atitudes investigativas que correspondam às exigências do processo de ensino- aprendizagem.
Conteúdos programáticos
1. Orientações atuais e tendências para a educação em ciências naturais e sociais
2. Estratégias e métodos de ensino das ciencias naturais e sociais face à diversidade de processos de aprendizagem dos alunos
3. As componentes experimental e experencial das ciências naturais e sociais
4. O Estudo do Meio no 1º CEB
4.1 Estrutura organizacional e abordagens pedagógicas
4.2 Análise didática dos blocos de conteúdos
4.3 Atividades e recursos de suporte ao ensino e à aprendizagem
Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas, prática laboratorial, trabalho de campo e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Serão utilizadas as seguintes estratégias: Análise e debate de artigos científicos, materiais e propostas didáticas no âmbito do Estudo do Meio no 1º CEB.
Nas aulas teóricas será feito o enquadramento concetual sendo sempre potenciada, ao longo das diferentes sessões nas várias tipologias, a participação ativa dos estudantes com a operacionalização em atividades práticas.
Nas sessões de PL e TC haverá a possibilidade de os estudantes experimentarem o desenho de atividades estruturadas, de acordo com os programas do 1º CEB, numa perspetiva interdisciplinar.
Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula, na apresentação e debate dos artigos científicos (40%), e pela realização e apresentação de um dispositivo didático ou tecnológico para o ensino do Estudo do Meio no 1ºCEB (60%).Bibliografia
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