Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos da Didática do Português, bem como as orientações curriculares para o 1.º CEB, ao nível do conhecimento da língua e do texto;
Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua;
Refletir sobre os fundamentos da Didática do Português visando a promoção da consciência linguística e do conhecimento da língua e do texto;
Saber operacionalizar, fundamentadamente, os conhecimentos obtidos e a capacidade de reflexão na promoção de práticas pedagógicas em torno da língua e do texto dirigidas a alunos do 1.ºCEB: adotar estratégias pedagógicas adequadas conducentes aos níveis de desempenho linguístico e textual que as orientações curriculares determinam que devem ser conseguidos à saída do 1.º CEB, nomeadamente mediante produção de propostas didáticas fundamentadas;
Desenvolver atitudes investigativas que correspondam às exigências do processo de ensino- aprendizagem.
Conteúdos programáticos
1. Didática da Língua: da consciência linguística ao conhecimento explícito da língua:
1.1. Conceitos fundamentais;
1.2. Competências linguísticas previstas nas orientações curriculares.
2. O Ensino-aprendizagem da gramática no 1.ºCEB:
2.1. Princípios orientadores da intervenção pedagógica ao nível da reflexão metalinguística;
2.2. O valor do conhecimento gramatical e sua transversalidade;
2.3. O ensino da gramática e o laboratório gramatical;
2.4. Conceção de sequências didáticas para a promoção do conhecimento gramatical.
3. Didática do Texto:
3.1. Estratégias e atividades de promoção da compreensão leitora;
3.2. Do texto verbal ao texto multimodal;
3.3. Estratégias e atividades para a promoção de competências de escrita.
4. Intervenção cientifico-pedagógica em contexto de ensino:
4.1 Planificação de unidades didáticas e atividades no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico;
4.2. Construção de instrumentos e materiais didáticos no domínio da didática do texto.
Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Promover-se-ão debates em sala de aula, sobre aspetos controversos, visando a aplicação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Em trabalho autónomo, serão feitas as consultas bibliográficas e propor-se-ão tarefas de aplicação em tudo semelhantes às sujeitas a demonstração em contexto de sala de aula. As dúvidas na aplicação serão resolvidas em sala de aula.
O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos, bem como o Pensamento Crítico e o Planeamento e Controlo que subjazem a toda a planificação e aplicação de conceitos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: um trabalho de grupo (20%) e dois trabalhos individuais (30% + 50%), sendo um escrito e o outro com apresentação oral.Bibliografia
DUARTE, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa:ME. ISBN: 978-972-742-268-5.
FREITAS, M. J., et al. (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa:DGIDC. 978-972-742-269-2.
PEREIRA, L. A. (2000). Escrever em Português. Porto: ASA. ISBN 972-41-2408-8.
PEREIRA, S. (2010). "Explicitação gramatical no 1.º Ciclo" in Sousa, O. & A. Cardoso (eds.) Desenvolver Competências em Língua. Lisboa: Colibri, 145-174. ISBN: 978-989-689-010-0.
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