Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

História da Ciência

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver uma prática investigativa Compreender a evolução do conhecimento científico. Compreender os contextos históricos das inovações científicas e tecnológicas. Desenvolver a consciência do impacto crítico da inovação científica. Promover um desenvolvimento integrado, complementando os conhecimentos científicos com as capacidades investigativas, atitudes e valores.

Conteúdos programáticos
1. A História da Ciência na educação científica. 2. Ciência - evolução e paradigmas. 3. Inovação e invenção, ciência e técnicas.

Avaliação

A uc proporciona uma abordagem teórica inicial sobre a importância da História da Ciência na cultura científica e o desenvolvimento da ciência no tempo. Nas aulas teórica-práticas, a leitura de bibliografia previamente selecionada pelos docentes, permitirá desenvolver a capacidade reflexiva dos estudantes. Nas aulas de orientação tutorial e de trabalho de campo será feito o acompanhamento dos trabalhos de pesquisa a desenvolver pelos estudantes com o objetivo de, a partir da contextualização histórica de uma inovação ciêntifica ou tecnológica concreta, aprofundarem o seu conhecimento científico. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual - 70% Apresentação oral - 30 %

Bibliografia

Fiolhais, C. (2013). História das Ciências em Portugal. Lisboa: Arranha-Céus.ISBN 9789899805644. Bernardo, L. M. (2013). Cultura Científica em Portugal - uma perspectiva histórica. Porto: Universidade do Porto editorial. ISBN 978989460203. Bleichmar, D. et al. (eds) (2009). Science in the Spanish and Portugueses Empires, 1500-1800. Stanford: Stanford University Press. ISBN 9780804753586. Leitão, H.(2013). 360º Ciência Descoberta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 789729909863 Peña, T.; Figueira, G. (eds), (2015). Histórias da Física em Portugal no século XX. Comemorações do Ano Internacional da Luz: a Luz da História. Lisboa: Gradiva. ISBN 9789896166861. Weinberg, S., (2015). Explicar o mundo. Lisboa: Marcador