História, Memória e Património Cultural

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Apreender conhecimentos e quadros conceptuais no âmbito da História e Património Cultural. Analisar criticamente o desenvolvimento e compreender os desafios da sociedade numa perspetiva da preservação do património cultural. Compreender a importância da promoção de valores, da mudança de atitudes e de comportamentos de forma a preparar as crianças para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais. Posicionar-se numa prática globalizante e reforçar o caráter transversal da educação para a cidadania na formação inicial das crianças Reconhecer a importância do estudo da História para a construção da memória nacional/local e de uma identidade individual/colectiva. Compreender a evolução, as características e as dinâmicas nos diferentes espaços do território nacional.

Conteúdos programáticos
1. História, Memória, Património - conceitos e perspetivas 2. As ritualizações da História - comemorações e feriados cívicos - e o reavivar da memória nacional e local. 3. Os lugares de memória e o seu interesse pedagógico. O património local e regional. 4. Os mitos e as lendas na História e na Cultura portuguesas.

Avaliação

Nas aulas teóricas procura-se dotar os estudantes do quadro conceptual e teórico necessário para desenvolver o pensamento autónomo. As aulas teórico-práticas, centradas na análise e discussão de bibliografia selecionada e no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, contribuem para promover a problematização e desenvolver as competências críticas e reflexivas no futuro professor. Por sua vez, as aulas de orientação tutorial e de trabalho de campo permitem ao estudante consolidar as metodologias de pesquisa e a aplicação prática dos conhecimentos. Forma de avaliação e respetiva ponderação: trabalho de pesquisa individual realizado no âmbito de uma das temáticas em análise nesta unidade curricular, com componente escrita (60%) e apresentação oral em aula (40%).

Bibliografia

Andrade, L. O.; Torgal, L. R. (2012). Feriados em Portugal: Tempos de Memória e de sociabilidade. Coimbra: Imprensa da Universidade. ISBN9789892602967 González-Varas Ibáñez, I. (2015). Patrimonio Cultural. Conceptos, debates y problemas. Cátedra: Madrid. ISBN9788437634173 Hernández, G. M. et al. (2005). La memoria construida. Patrimonio cultural y modernidad. Valencia: Tirant lo Blanch. ISBN13:9788484564454 Le Goff, J. (1984). Memória. In Enciclopédia Einaudi: Memória-História. Lisboa: IN-CM, vol. 1, p. 11-50. Martins, G. d'O. (2009). Património, Herança e Memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva. ISBN9789726163051 Monteiro, I.; MAIA, F.P. (2000). Overview of the commemorations of the Bicentenary of the French Invasions. e-Journal of Portuguese History. Brown University, v. 8, n. 1 Nora, P. (2008). Memória colectiva. In Le Goff, J. (coord.). A Nova História. Coimbra: Almedina. Torgal, L. R. et al (1996). História da História em Portugal: sécs. XIX-XX. Sl: Círc. de Leit.