Cultura Artística Contemporânea na Educação

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a cultura artística na sociedade contemporânea na sua heterogeneidade e constante mudança; Conhecer alguns dos principais criadores, obras artísticas e processos criativos atuais; Conhecer diferentes linguagens artísticas como forma de sensibilizar os alunos para a diversidade cultural contemporânea; Promover a relação da cultura artística com a Escola, assumindo a cultura como uma necessidade no processo educativo; Estimular o conhecimento Cultural e Artístico como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a sensibildade estética; Compreender os interesses pedagógicos, as consequências e as finalidades da integração da cultura artística contemporânea no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos programáticos
1.Cultura artística contemporânea 1.1 O lugar da cultura artística no desenvolvimento da cidadania. 1.2 A importância das práticas artísticas na sociedade atual. 1.3 Manifestações artísticas atuais: criadores, obras artísticas e processos criativos. 2. A cultura artística na educação atual 2.1 A importância da cultura artística na formação integral do indivíduo. 2.2 Os processos criativos e artísticos contemporâneos como meio de desenvolver a literacia cultural. 2.3 A cultura artística contemporânea na prática educativa do 1º ciclo do Ensino Básico.

Avaliação

As aulas são fundamentalmente teórico práticas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo, recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: exposição de conteúdos, debates, visualização e discussão de trabalhos de sobre cultura artística contemporânea, filmes/documentário sobre artistas e os seus processos criativos e ainda projetos educativos que envolvam práticas artísticas atuais. Nas aulas de práticas laboratoriais será realizado um trabalho que articule a cultura artística contemporânea e a pratica educativa. Este trabalho será alvo da orientação e feed-back do professor em horas de orientação tutorial. Avaliação: Será elaborado pelos estudantes um trabalho teórico-prático em grupo articule a cultura artística contemporânea e a pratica educativa cuja ponderação é de 100%.

Bibliografia

Aguirre, I. (2000). Teorias y praticas en Educación Artística, Navarra: Universidad Pública de Navarra. ISBN: 84-95075-33-4 Castro, M.; Andrade, P. (2014). Ensino de Arte e Educação para o século 21. São Paulo: Instituto Ayrton Senna. ISBN: 978-85-88200-04-3 Coulangeon. P. (2014). Sociologia das Práticas Culturais. São Paulo: Edições Sesc. ISBN 978-85-7995-086-5 Freedman, K. (2006). Enseñar la Cultura visual - Currículum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro. ISBN:84-8063-845-1 Lopes, J. (2000). A Cidade e a Cultura: Um estudo sobre práticas culturais urbanas. Lisboa: Ed. Afrontamento. ISBN: 9789723605297 Oliveira, M. (2015). A Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica na Formação Inicial de Professores. Porto: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. ISBN: 978-989-99073-4-8 Sardo, Delfim (2011) "A Visão em Apneia: Escritos sobre Artistas" Babel, Lisboa. ISBN: 9789893100165