Metodologias do Ensino da Matemática para o 2º Ciclo do Ensino Básico
Responsável da Unidade Curricular: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição de situações
Fundamentar criticamente as opções tomadas
Reconhecer o papel da Didática da Matemática na aprendizagem e no ensino da matemática
Caracterizar marcos teóricos e metodológicos da investigação em Didática da Matemática
Identificar os conceitos matemáticos suscetiveis de serem aprendidos em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico
Conhecer diferentes representações dos diversos conhecimentos matemáticos a abordar no 2.º ciclo do EB nos campos numérico, algébrico, geométrico, das grandezas e da organização e tratamento de dados
Analisar situações e atividades matemáticas adequadas a aprendizagem dos conceitos
Propor diversas estratégias pedagógicas para a aprendizagem de conceitos, procedimentos e técnicas matemáticas e de resolução de problemas
Explorar adequadamente as TIC aplicadas à Matemática no 2.º ciclo.
Desenvolver a análise critica, a inovação, a investigação pedagógica e a reflexão sobre a prática desenvolvida
Conteúdos programáticos
1. A Matemática no 2ºciclo do EB - finalidades e objetivos
2. Domínios de conteúdos
2.1 Números e Operações
2.2 Geometria e Medida
2.3 Álgebra
2.4 Organização e tratamento de dados
3. Exploração de recursos didáticos para o ensino/aprendizagem da Matemática no 2º Ciclo
Avaliação
Metodologias de ensino: exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e em grupo e resolução de problemas.
Avaliação: portfolio individual (100%)
A avaliação dos conhecimentos adquiridos basear-se-á nas evidências incluídas num portfolio individual a ser construído ao longo da unidade curricular. Nesse portfolio os estudantes deverão apresentar reflexões sobre atividades realizadas em sala de aula, sobre artigos de investigação/divulgação de natureza pedagógico-didática e propostas de sequencias didáticas consonantes com o programa e metas definidas para a Matemática no 2º Ciclo, que integrem perspetivas didáticas atualizadas e utilização de recursos didáticos.Bibliografia
Bívar,A., Grosso,C., Oliveira,F. & Timóteo,M.C.(2013). Programa e metas curriculares-Matemática Ensino Básico. Lisboa: MEC.
Godino, J. D.(Dir)(2004). Didatica de las Matematicas para Maestros.Departamento de Didactica de las Matematicas: Universidad de Granada. ISBN 84-933517-1-7
Palhares,P. et al(2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa:Lidel. ISBN 978-972-757-757-6
National Council of Teachers of Mathematics(2007). Princípios e normas para a educação matemática.Lisboa:APM. ISBN 978-972-8768-24-9
Nogueira, I., Blanco, T., Vivero, D.& Mantecón, J.(2016). Aproximación ontosemiótica de prácticas de aula sobre la medida en educación primaria. In Investigación en Educación Matemática XX, 387 - 396. Málaga:Sociedad Espanola de Investigación en Educación Matemática. ISBN 978-84-9747-948-6
Rico, L., Lupianez, J.L. & Molina, M.(Eds)(2013). Analisis Didactico en Educacion Matematica. Granada:Comares Editorial. ISBN 978-84-9045-082-6