Introdução ao Pensamento Computacional

Responsável da Unidade Curricular: Rui João Teles da Silva Ramalho
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos teóricos do pensamento computacional Utilizar corretamente a linguagem do pensamento computacional Conceber o pensamento computacional como uma estratégia de resolução de problemas diversos Aplicar modelos de pensamento computacional a questões emergentes da sociedade atual Identificar potencialidades e constrangimentos a modelos de pensamento computacional Perspetivar o pensamento computacional como ferramenta ao serviço da tomada de decisões

Conteúdos programáticos
1. Pensamento computacional: origens e tendências atuais 2. Conceitos-chave no pensamento computacional 3. Modelos de pensamento computacional 4. Pensamento computacional e simulação de sistemas 5. Potencialidades e limites do pensamento computacional 6. Referenciais teóricos de avaliação de pensamento computacional 7. O pensamento computacional na descrição e explicação de fenómenos complexos 8. Aplicações do pensamento computacional a situações do quotidiano

Avaliação

Numa perspetiva de desenvolvimento de capacidades do pensamento computacional, as metodologias de ensino definidas para esta UC (refletidas nas tipologias das horas de contacto) decorrem das suas finalidades. As aulas teóricas destinar-se-ão à explicitação dos fundamentos e modelos vigentes do pensamento computacional, numa perspetiva histórica e à luz das caraterísticas da sociedade atual. Nos momentos teórico-práticos serão exploradas situações que permitam, em grupo e de forma ativa e participativa, apropriação concetual e desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes. Nas aulas práticas serão explorados problemas concretos, e sob orientação tutorial, serão concebidos sistemas que incorporem métodos e técnicas do pensamento computacional que visem a sua resolução. Avaliação: Elaboração individual de um projeto que contemple fundamentação concetual (30%), modelização de um sistema (40%) e proposta de implementação (30%) de solução para uma situação problemática.

Bibliografia

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