Temas da História da Matemática

Responsável da Unidade Curricular: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer o sentido histórico da Matemática enquanto ciência. Compreender a Matemática como uma construção social humana, entendendo-a como acumulação, continuidade ou rutura de paradigmas. Integrar o papel da Matemática na vida humana em diferentes épocas. Reconhecer na Matemática oportunidades e ferramentas de transformação do meio social e cultural. Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.

Conteúdos programáticos
1. Natureza e cronologia da Matemática 2.Temas da Historia: 2.1. do Numero e dos Sistemas de Numeração 2.2. da Geometria e da Medida 2.3. da Álgebra 2.4. da Estatística e das Probabilidades 3. Temas da Historia da Matemática em Portugal

Avaliação

A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Serão utilizadas as seguintes estratégias e recursos : exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e apresentação ao grande grupo. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho de pesquisa individual com apresentação em aula (100%) A partir de um tema matemático, os estudantes realizarão um trabalho de pesquisa que reflita aspetos e características desse tema no âmbito da Historia da Matemática e, em simultâneo, evidencie as possibilidades da sua incorporação em propostas formativas adequadas a esta área de docência.

Bibliografia

BARTHELEMY, G.(2003). 2500. Anos de Matemática. Lisboa: instituto Piaget. ISBN 972-771-683-0 CARACA, B. J. (1998). Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-616-9 DEVLIN, K. (2005). Os Problemas do Milénio. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-245-0 ESTRADA, M. F. , SA, C.C. (2000). História da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 978-972-6743-156 OLIVEIRA, J.T. (1989). O essencial sobre a Historia das Matemáticas em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. SILVA, J.S. (2000). A Matemática na Antiguidade. Lisboa: SPM. ISBN 972-986-560-4 STRUIK, D. L. (1992). Historia concisa das Matemáticas. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-251-2 TAHAN, M. (2001). O Homem que sabia contar. Lisboa: Presença. ISBN 978-972-232-780-0