Ciências Naturais e Sustentabilidade Ambiental

Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Refletir criticamente sobre a relação do homem com o meio ambiente. Compreender o impacto dos desenvolvimentos tecnológicos na sustentabilidade do planeta. Selecionar conteúdos, estratégias e materiais adequados para desenvolvimento da consciência ecológica. Fundamentar opiniões face aos desafios do futuro. Valorizar a experimentação como processo de sensibilização para os problemas ambientais. Mobilizar o pensamento crítico na procura de soluções para a sustentabilidade do planeta. Analisar e conceber de materiais e projetos educativos num contexto de educação para a sustentabilidade ambiental. Reconhecer a importância do conhecimento para o exercício responsável da cidadania.

Conteúdos programáticos
A Terra como planeta vivo Características dos materiais terrestres Planeta em risco: realidade e propostas alternativas Os seres vivos e suas relações Biodiversidade no equilíbrio do planeta O homem na relação com a terra Comportamentos e práticas saudáveis A evolução tecnológica e a qualidade de vida Sustentabilidade ambiental

Avaliação

A partir de questões/problemas/atividades em contextos do quotidiano aprofundam-se os conceitos científicos envolvidos e as suas inter-relações através de pesquisas realizadas pelos estudantes com orientação do docente. Consolidam-se aprendizagens nas pesquisas partilhadas, contribuindo para a construção de conhecimento e o desenvolvimento de espírito crítico. Complementam-se as aprendizagens com atividades laboratoriais e de trabalho de carácter investigativo, reforçando os métodos próprios da ciência. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Reflexão individual: 30% Apresentação dos projetos: 70% A apresentação dos trabalhos de pesquisa sobre os problemas ambientais com propostas de diminuição do seu impacto será alvo de debate em sala. A reflexão individual deve ser um trabalho continuado com a tomada de consciência da posição face a cada desafio antes e depois de realizar as pesquisas.

Bibliografia

Brito J., S.A. (2010) Desenvolvimento sustentável: o caso de Portugal: ambiente e recursos. Lisboa: INE.ISBN 9789892500430 Drexhage, J. e Murphy, D. (2010) Sustainable development: From Brundtland to Rio 2012. Nova Iorque:IISD/ONU Gabriel, R. et al. (2010) Abordagens do ambiente em contexto educativo. Cascais: Principia. ISBN 978-989-716-045-5 ME. DGIDC - PT (2006) Guião de educação para a sustentabilidade: carta da terra. Lisboa: Ministério da Educação. ISBN 97897 Purves, W. (2001) Evolução, Diversidade e Ecologia, Porto Alegre. Artmed. ISBN 9788536304984 Sato, M.; Carvalho, I. (2005) Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0518-5