Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico II
Responsável da Unidade Curricular: Ana Luísa de Oliveira Ferreira
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Observar, planificar, concretizar e avaliar a intervenção educativa, tendo em conta uma pedagogia diferenciada, gerindo recursos e organizando o ambiente educativo de acordo com os princípios da aprendizagem ativa e participativa;
Problematizar a ação educativa;
Utilizar técnicas e instrumentos de registo, documentação e avaliação do processo de ensino/aprendizagem com uma sustentada preparação científica e académica;
Articular práticas e teorias educativas;
Apresentar e debater propostas educacionais promotoras do sucesso escolar;
Identificar o contexto educacional e relacionar com a intervenção educativa;
Investigar o contexto e a intervenção educativa;
Relacionar o ideário educativo com o Projeto Educativo, Projeto Curricular e intervenção educativa.
Conteúdos programáticos
1-Observação, planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa;
2-Reflexão, problematização e investigação da ação educativa;
3-Práticas educativas promotoras de aprendizagens sustentáveis;
4-Conceção, desenvolvimento e analise de experiências e/ou projetos de investigação/formação/ação inerentes à prática educativa
Avaliação
Estágio nas disicplinas de Português, História e Geografia de Portugal, em turmas do 2º ciclo do EB. Da observação, conhecimento e identificação da turma,os estudantes intervêm de forma planificada, organizada e avaliada, promovendo experiências pedagógicas de aprendizagens ativas, significativas, diversificadas e socializadoras. Nos Seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a IE, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT, refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e com o orientador têm apoio para a realização do relatório ( cf. anexo com estrutura).
A classificação inclui: (classif. de estágio x 60% + classif. do relatóriox40%) /100 em que:
Classificação do estágio = (classif. do Supervisor ESEPFx60 + classif. do Orient. Cooperantex40) 60%
Classificação do Relatório de Estágio-40%-sob a orientação científica de um doutor e/ou especialista, culminando o percurso investigativo iniciado nas outras UC de PES e com defesa pública. Bibliografia
Alarcão, I.(2001).Professor-investigador:Que sentido?Que formação? Campos,B.P. (Org.) Formação profissional de professores no ensino superior.Porto:Porto Editora.
Gonçalves, D.&Gonçalves, J.L. (2010). L´expérience comme problématision dans la supervision éducative. Fabre, M. Dias de Carvalho, A.,Lhoste,Y. (Orgs). Expérince et Problématision en Éducation.Porto:Afrontamento.
Hargreaves, A. (2004). O Ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança, Porto: Porto Editora.
Ponte, J.P. (1990). Didáticas específicas e construção do conhecimento. In J. Tavares; A. Pereira; A.P.Pedro; H.A. Sá (editores). Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso do SPCE. Porto.
Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Horizonte.
Torres, L.L. &Palhares, J. A. (Orgs). Metodologia de Investigação em Ciências Socias em Educação.VNF:Húmus.