Oficina de Recursos Pedagógicos para o Português
Responsável da Unidade Curricular: Ana Cristina Dias Pinheiro
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer, perceber e utilizar os conceitos que envolvem a tecnologia educativa;
Saber selecionar e utilizar criticamente recursos tecnológicos e não tecnológicos;
Adequar os recursos (selecionados ou construídos) à realidade do 1º e 2º ciclo do EB;
Conhecer e mobilizar recursos tecnológicos para o Português.
Conteúdos programáticos
1. A tecnologia educativa e o profissional investigador;
2. As tecnologias no contexto educativo;
3. A tecnologia e o espaço;
4. Seleção, avaliação e utilização de Recursos Educativos Digitais;
5. Recursos tecnológicos no contexto do Português.
Avaliação
As sessões presenciais são dinamizadas com diferentes estratégias: expositivas, de debate ou de elaboração dos projetos com o acompanhamento dos docentes. Ao desenvolvimento dos trabalhos é proporcionada uma atenção individual e cada estudante terá oportunidade de tomar decisões concretas sobre o que pretende desenvolver na área do português utilizando recursos pedagógicos e/ou tecnológicos, promovendo assim momentos de reflexão crítica concreta por parte dos estudantes. Ao longo do semestre serão dedicadas algumas sessões presenciais para o acompanhamento efetivo dos docentes.
Avaliação individual: Projeto com vertente prática (50%); Reflexão escrita (50%). São também consideradas na avaliação a participação, o interesse, a assiduidade, a capacidade critica e a inovação.Bibliografia
Calaf, R.; Fontal, O. (2010). Como ensenar arte en la escuela. Madrid: Editorial Sintesis. ISBN:978-84-975669-0-2
Carvalho, A. (2012). Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: De facto
Cavalcanti, J. (2006). Malas que Contam Historias. Lisboa: Paulus Editora
Conferencia Mundial de Educação Artística (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Seculo XXI. - Acedido a 6 de setembro 2014, disponível online em: http://www.educacao-artistica.gov.pt/documentos/Roteiro
Masachs, R. (Coord.) (2003). Arte para todos. Miradas para ensenar y aprender el patrimonio. Gijon:Ediciones Trea. ISBN:84-9704-080-5
Pereira, L. (2013). Literacia digital e políticas tecnológicas para a educação. Santo Tirso: De Facto Editores