Didática da Língua e do Texto no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Responsável da Unidade Curricular: Ana Luísa de Oliveira Ferreira
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer as tipologias e as componentes da competência textual;
Saber fundamentar as opções científicas e pedagógicas;
Caraterizar e identificar as competências no processo de compreensão leitora;
Saber planificar atividades que fomentem as competências de leitura e de escrita e de promoção da construção de textos de acordo com intencionalidade comunicativas;
Aplicar os critérios de escolha de recursos didáticos em função do nível etário e do nível de escolaridade;
Planificar atividades que fomentem a produção e o processo de compreensão leitora;
Conteúdos programáticos
1.Didática da Língua:
1.1. Programas e documentos orientadores do ensino da língua portuguesa. Articulação com a restante estrutura curricular.
2. Atividades e estratégias de aquisição e desenvolvimento da língua nas várias vertentes: fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas:
2.1.Seleção e adequação em função do nível etário e do nível de escolaridade.
3. A pedagogia do oral e da escrita:
3.1. Atividades, estratégias e recursos promotores da estruturação do discurso oral e do discurso escrito.
4. Didática do Texto:
4.1. Estratégias de promoção da competência leitora.
4.2. Do texto verbal ao texto multimodal.
4.3. Atividades e estratégias para a promoção da compreensão leitora.
4.4. Composição escrita: escrita informativa e escrita criativa.
5. Intervenção cientifico-pedagógica em contexto de ensino
5. 1.Planificação de unidades didáticas e atividades no 2º ciclo do Ensino Básico
5.2. Construção de instrumentos e materiais didáticos.
Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Promover-se-ão debates em sala de aula, visando a aplicação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento critico. Em trabalho autónomo, serão feitas as consultas bibliográficas e propor-se-ão tarefas de aplicação em tudo semelhantes às sujeitas a demonstração em contexto de sala de aula. As dúvidas na aplicação serão resolvidas em sala de aula. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos, bem como, o desenvolvimento das competências de Comunicação e Valores e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: Dois trabalhos individuais (50%+ 50%), com apresentação oral (25%) e escrita (25%).Bibliografia
Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico. Lisboa: DGE/MEC. Disponível em http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
FREITAS, M. J., ALVES, D., COSTA, T. (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: ME/DGIDC. ISBN: 978-972-742-269-2.
REIS, C., ADRAGAO, J.V. (1990). Didactica do Português. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-022-3.
VIANA, F. L., RIBEIRO, I. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria a pratica pedagógica. Coimbra: Almedina. ISBN: 978-972-40-4362-3.
VIANA, F. L.; MARTINS, M. (2009). "Dos leitores que temos aos leitores que queremos." In Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Coimbra: Almedina. 9-41. 978-972-40-4011-0.