Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura

Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos da leitura, bem como as orientações curriculares para o Ensino do 1º e do 2º CEB referentes à leitura; Refletir sobre os fundamentos da animação e promoção da leitura, numa perspetiva de articulação entre os aspetos teóricos e a dinamização de diferentes tipologias textuais; Refletir, fundamentadamente, sobre a importância dos conhecimentos obtidos para a utilização de práticas pedagógicas de promoção e animação da leitura dirigida à docência nos 1º e 2º CEB tendo em vista a adoção de estratégias pedagógicas adequadas; Compreender a complexidade do processo de promoção da leitura.

Conteúdos programáticos
I. Leitura: conceitos e fundamentos 1. A Leitura: mediadores e contextos 2. Promoção e Animação: conceitos e fundamentos 3. Os diferentes contextos de promoção da leitura: família, escola, biblioteca 4. A Leitura e Escola - a construção de sentido e o prazer de ler 5. A animação da leitura: tipos de animação 5.1. Animação da Informação 5.2. Animação Lúdica 5.3. Animação de Aprofundamento 5.4. Animação Responsabilizante 5.5. Outras possibilidades de animação da leitura 5.6. A animação das diferentes tipologias textuais 5.7. A animação do texto literário: narrativa e poesia II. Projetos de promoção e animação da leitura 1. Estratégias de animação da leitura 2. Estratégias de animação da leitura no 1º Ciclo 3. Estratégias de animação da leitura no 2º Ciclo 4. Atividades de promoção e animação da leitura no 1º Ciclo 5. Atividades de promoção e animação da leitura no 2º Ciclo III. Da teoria a prática 1. Articulando a teoria com a intervenção pedagógica 2. Oficinas de animação da leitura

Avaliação

Exposição, debate, análises de documentos, trabalho em grupo e individual. A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. As horas de contacto Teóricas visam a criação do quadro conceptual orientador da elaboração de atividades e recursos para a promoção e animação da leitura. As aulas TP corresponderão a momentos de exposição oral da docente e dos estudantes, com base na apresentação e reflexão sobre os textos selecionados em cada ponto do programa e fomentada a participação dos estudantes na discussão das sistematizações e leituras preparadas pela docente e colegas no momento das OT. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos e verificada através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: 1 primeiro trabalho de grupo (40%) e 1 segundo trabalho de grupo 60%).

Bibliografia

CAVALCANTI, J. (2006). Malas que contam historias. São Paulo: Paulus. ISBN 972-30-1192-1 CERRILLO, P. et alii (2002). Libros, lectores y mediadores. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-la-Mancha. ISBN 84-8427-212-5. FILLOLA, A. M. (2004). La educacion literaria: bases para la formation de la competecia lecto-literaria. Malaga: Aljibe. ISBN 978-84-9700-181-6. GOMES, J.A. (1996). Da Nascente a Voz. Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1046-2. JOLIBERT, J. (1989). Formar crianças leitoras. Porto: Asa. ISBN 978-972-41-0525-3. POSLANIEC, C. (2006). Incentivar o prazer de ler. Porto: Edições Asa. ISBN 9789724145709. SILVA, C.V.; M. Martins; J. Cavalcanti (coord.) (2012). Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. Porto: ESEPF. ISBN 978-972-99174-7-9, acedido em http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/665. SOLE, I. (1992).Estratégias de leitura. Barcelona: Grao Editorial. ISBN 978-84-7827-209-9.