Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico I

Responsável da Unidade Curricular: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Caracterizar o estabelecimento de ensino do 1º CEB, através da análise dos documentos do regime de autonomia, administração e gestão e atuar em conformidade; Reconhecer a articulação e sequencialidade do ensino; Comparar contextos educativos, partindo das implicações do ensino no 1ºCEB; Observar, planificar, concretizar e avaliar a intervenção educativa, tendo em conta uma pedagogia diferenciada, gerindo recursos e organizando o ambiente educativo de acordo com os princípios da aprendizagem ativa e participativa; Refletir de forma a adequar e reformular a ação educativa; Identificar a especificidade da organização do ambiente educativo do 1º CEB; Utilizar técnicas e instrumentos de registo, documentação e avaliação do processo de ensino/aprendizagem; Descrever as especificidades do processo de ensino/aprendizagem dos alunos do 1º CEB; Relacionar teorias públicas com as práticas educativas.

Conteúdos programáticos
1-Documentos estruturantes das instituições Educativas; 2-Enquadramento Legal para o exercício da Profissão Docente; 3- Perfil do desempenho profissional do Professor do Ensino Básico 4- Observação, planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa; 5-Reflexão, problematização e investigação da ação educativa; 6- Profissionalidade Docente e Promoção do Sucesso Escolar; 7- Adequação curricular para alunos com NEE; 8-Conceção de projetos de investigação/formação/ação inerentes à prática educativa.

Avaliação

Estágio em co-docência, numa turma de 1º CEB. Da observação, conhecimento e identificação da turma,os estudantes, intervêm de forma planificada, organizada e avaliada, promovendo experiências pedagógicas. Nos Seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a IE, refletindo quer individualmente, quer em grupo. Na OT, refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio para a realização do relatório com o Orientador. A classificação inclui (classif. de estágio x 70% + classif. do relatório x 30%) /100 em que: Classificação do estágio = (classif. do Supervisor ESEPF x 60 + classif. do Orient. Cooperante X 40) 70% Classificação do Relatório de investigação - 30% - sob a orientação científica de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrerão de questões emanadas da prática pedagógica supervisionada e/ou articuladas com projetos de investigação/áreas de interesse de investigação.

Bibliografia

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