Didática das Ciências Naturais
Responsável da Unidade Curricular: Margarida Maria Martins da Quinta e Costa
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender conceitos e noções fundamentais para o ensino das Ciências Naturais no 1º CEB.
Analisar criticamente práticas pedagógicas no âmbito das Ciências Naturais
Selecionar estratégias motivadoras de abordagem das Ciências Naturais
Propor a utilização de recursos didáticos e tecnológicos em contexto do 1º CEB.
Desenhar atividades experimentais como recurso pedagógico numa prática globalizante
Adequar as propostas educativas à diversidade da população escolar
Desenvolver atitudes investigativas que correspondam às exigências do processo de ensino- aprendizagem.
Conteúdos programáticos
1. Metodologias de ensino das ciências
2. A componente experimental das ciências
3. Análise didática dos blocos de conteúdo do Estudo do Meio
4. Adequação de estratégias e métodos ao processo de ensino/aprendizagem das ciências às diferentes faixas etárias
Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas, prática laboratorial, trabalho de campo e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Serão utilizadas as seguintes estratégias: Análise e debate de artigos científicos, materiais e propostas didáticas no âmbito das Ciências Naturais no 1º CEB.
Nas aulas teóricas será feito o enquadramento concetual sendo sempre, ao longo das diferentes sessões nas várias metodologias potenciada a participação ativa e dos estudantes havendo a operacionalização com atividades práticas.
Nas sessões de PL e TC haverá a possibilidade de os estudantes experimentarem o desenho de atividades estruturadas, de acordo com os programas do 1º CEB, numa perspetiva interdisciplinar.
Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula na apresentação e debate dos artigos científicos (40%) e pela realização e apresentação de uma proposta didática e conceção de um recurso didático ou tecnológico para o 1ºCEB (60%).Bibliografia
CACHAPUZ, A.F. et al. (2002). Ciência, educação em Ciência e ensino das Ciências. Lisboa: ME ISBN 9727830838
MARTINS, I. P. et al. (2007-2011). Coleção Explorando...guião didático para professores. Lisboa: DGIDC. ISBN 9727422411; 9789727422401; 9789727422647; 9789727422654; 9780727422647
QUINTA E COSTA, M. (2008). "Expectativas e Concretizações das Ciências Físicas e Naturais", Saber&Educar, 13, p125.
QUINTA E COSTA, M. (2009). Contextos e Práticas - A experimentação acompanha o Currículo. Saber&Educar, p14. ISSN 1647-2144
QUINTA E COSTA, M. (2011). "Problématiser l'expérimentation dans le contexte éducatif", in Itinerários de Filosofia da Educação, nº10, p53. Porto: Ed. Afrontamento. ISSN 1646-1959.
SÁ, J. e VARELA, P. (2004). Crianças aprendem a pensar Ciências. Porto: Porto Ed. ISBN 9720343117
VIEIRA, R. (2011). A Educação em Ciências com Orientação CTS - atividades para o ensino básico. Maia: Areal Editores. ISBN: 9789896473525