Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Responsável da Unidade Curricular: Maria Cristina Vieira da Silva
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos da Didática do Português, bem como as orientações curriculares para o 1.º CEB, ao nível do conhecimento da língua e do texto; Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua; Refletir sobre os fundamentos da Didática do Português visando a promoção da consciência linguística e do conhecimento da língua e do texto; Saber operacionalizar, fundamentadamente, os conhecimentos obtidos e a capacidade de reflexão na promoção de práticas pedagógicas em torno da língua e do texto dirigidas a alunos do 1.ºCEB: adotar estratégias pedagógicas adequadas conducentes aos níveis de desempenho linguístico e textual que as orientações curriculares determinam que devem ser conseguidos à saída do 1.º CEB, nomeadamente mediante produção de propostas didáticas fundamentadas; Desenvolver atitudes investigativas que correspondam às exigências do processo de ensino- aprendizagem.

Conteúdos programáticos
1. Didática da Língua: da consciência linguística ao conhecimento explícito da língua: 1.1. Conceitos fundamentais; 1.2. Competências linguísticas previstas nas orientações curriculares. 2. O Ensino-aprendizagem da gramática no 1.ºCEB: 2.1. Princípios orientadores da intervenção pedagógica ao nível da reflexão metalinguística; 2.2. O valor do conhecimento gramatical e sua transversalidade; 2.3. O ensino da gramática e o laboratório gramatical; 2.4. Conceção de sequências didáticas para a promoção do conhecimento gramatical. 3. Didática do Texto: 3.1. Estratégias e atividades de promoção da compreensão leitora; 3.2. Do texto verbal ao texto multimodal; 3.3. Estratégias e atividades para a promoção de competências de escrita. 4. Intervenção cientifico-pedagógica em contexto de ensino: 4.1 Planificação de unidades didáticas e atividades no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico; 4.2. Construção de instrumentos e materiais didáticos no domínio da didática do texto.

Avaliação

A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Promover-se-ão debates em sala de aula, sobre aspetos controversos, visando a aplicação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Em trabalho autónomo, serão feitas as consultas bibliográficas e propor-se-ão tarefas de aplicação em tudo semelhantes às sujeitas a demonstração em contexto de sala de aula. As dúvidas na aplicação serão resolvidas em sala de aula. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos, bem como o Pensamento Crítico e o Planeamento e Controlo que subjazem a toda a planificação e aplicação de conceitos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: três trabalhos individuais (20% + 30% + 50%), escritos e/ou com apresentação oral.

Bibliografia

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