Ciência, Ambiente e Património
Responsável da Unidade Curricular: Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender as bases da sustentabilidade e analisar criticamente o crescimento dos territórios.
Interpretar os processos de transformação da sociedade, dos recursos e dos territórios.
Compreender e refletir sobre os desafios/processos de transformação da sociedade, dos recursos e dos territórios.
Compreender a importância da promoção de valores, da mudança de atitudes e de comportamentos de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais.
Utilizar os conhecimentos teóricos para adequar uma prática pedagógica para a promoção da equidade, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.
Integrar as práticas pedagógicas aproximando a ciência da sociedade e da utilização das TIC/TIG.
Reconhecer o valor da defesa, do ordenamento, da gestão e do desenvolvimento do território para mitigar as desigualdades geográficas.
Mobilizar, selecionar e adequar os recursos educativos para uma compreensão do espaço e das relações
Conteúdos programáticos
1. Desenvolvimento sustentável;
2. Ciência, Ambiente e os impactos na sociedade;
3. Território e Sociedade;
4. Educação, sustentabilidade e o pensamento geográfico;
5. Dinâmicas territoriais, recursos naturais, geodiversidade e geoconservação;
6. Os setores socioeconómicos e os sistemas biofísicos;
7. Interação geográfica e desenvolvimento sustentável;
8. Escalas e perspetivas geográficas.
Avaliação
Análise e debate de artigos científicos previamente selecionados relacionados com as ciências ambientais e a problemática da sustentabilidade.
Observação, interpretação e reflexão da dinâmica territorial com recurso às TIC/TIG, particularmente a imagens de satélite, mapas dinâmicos e outros mapas temáticos/gerais e geoportais.
Recurso a casos práticos de ordenamento do território para analisar, criticamente, as estratégias de sustentabilidade e de valorização da memória, da identidade territorial e dos recursos.
Elaboração, exposição e debate de um trabalho, realizado em grupo, que evidencie algumas propostas de atividades estruturadas, numa abordagem interdisciplinar e participativa.
Os estudantes são avaliados individualmente pela apresentação de um trabalho individual (30%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo (70%).Bibliografia
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