Metodologias de Ensino da História e Geografia de Portugal em 2.º Ciclo do Ensino Básico

Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Adquirir e desenvolver conhecimentos relativos às metodologias do ensino da História e da Geografia de Portugal, no 2o CEB; Problematizar, refletir e apresentar uma visão crítica dos vários fenómenos histórico-geográficos; Pesquisar, recolher, organizar, analisar a informação para levantar/testar hipóteses e apresentar os resultados; Planear a aplicação de diversas estratégias e recursos, numa perspetiva interdisciplinar da História e da Geografia, tendo em conta o currículo e o desenvolvimento dos alunos do 2º CEB; Saber utilizar as técnicas gráficas e cartográficas adequadas à representação espacial e à descrição dos lugares a diferentes escalas; Utilizar, no ensino da História e da Geografia, os recursos didáticos, tais como os jogos, as experiencias,as animações, as visitas de estudo, a fotografia e as T.I.C./SIG; Aplicar e desenvolver ferramentas pedagógicas adequadas à escala de análise e à localização. Compreender a importância do trabalho colaborativo na intervenção educativa.

Conteúdos programáticos
1. O ensino da História de Portugal: a questão da transposição didática 2. Metodologias do ensino da História no 2.o ciclo do Ensino Básico 3. O papel do ensino da Geografia: da aquisição de saberes a formação do espirito cientifico/critico; 4. A praxis pedagógica da Geografia de Portugal

Avaliação

A UC encontra-se estruturada em aulas T, TP, TC e OT assente em metodologias ativas. Nas aulas T procura-se fornecer os meios para o desenvolvimento do pensamento autónomo. Nas aulas TP realizam-se exercícios práticos de construção de atividades direcionadas para o 2.º CEB, colocando os estudantes em contacto com novas ferramentas, com recurso às TIC. Por sua vez, a análise de bibliografia contribui para promover a problematização e desenvolver as competências críticas e reflexivas. Docente e estudantes farão o planeamento de visitas de estudo adequadas aos objetivos. Nas sessões de orientação tutorial é feito o acompanhamento dos trabalhos a elaborar pelos estudantes. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual: documento escrito com aplicação das Tecnologias de Informação Geográfica (70%) apresentação oral (30%)

Bibliografia

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