Ciência, Ambiente e Património

Responsável da Unidade Curricular: Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender as bases da sustentabilidade e analisar criticamente o crescimento dos territórios. Interpretar os processos de transformação da sociedade, dos recursos e dos territórios. Compreender e refletir sobre os desafios/processos de transformação da sociedade, dos recursos e dos territórios. Compreender a importância da promoção de valores, da mudança de atitudes e de comportamentos de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais. Utilizar os conhecimentos teóricos para adequar uma prática pedagógica para a promoção da equidade, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. Integrar as práticas pedagógicas aproximando a ciência da sociedade e da utilização das TIC/TIG. Reconhecer o valor da defesa, do ordenamento, da gestão e do desenvolvimento do território para mitigar as desigualdades geográficas. Mobilizar, selecionar e adequar os recursos educativos para uma compreensão do espaço e das relações

Conteúdos programáticos
1. Desenvolvimento sustentável; 2. Ciência, Ambiente e os impactos na sociedade; 3. Território e Sociedade; 4. Educação, sustentabilidade e o pensamento geográfico; 5. Dinâmicas territoriais, recursos naturais, geodiversidade e geoconservação; 6. Os setores socioeconómicos e os sistemas biofísicos; 7. Interação geográfica e desenvolvimento sustentável; 8. Escalas e perspetivas geográficas.

Avaliação

Análise e debate de artigos científicos previamente selecionados relacionados com as ciências ambientais e a problemática da sustentabilidade. Observação, interpretação e reflexão da dinâmica territorial com recurso às TIC/TIG, particularmente a imagens de satélite, mapas dinâmicos e outros mapas temáticos/gerais e geoportais. Recurso a casos práticos de ordenamento do território para analisar, criticamente, as estratégias de sustentabilidade e de valorização da memória, da identidade territorial e dos recursos. Elaboração, exposição e debate de um trabalho, realizado em grupo, que evidencie algumas propostas de atividades estruturadas, numa abordagem interdisciplinar e participativa. Os estudantes são avaliados individualmente pela apresentação de um trabalho individual (30%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo (70%).

Bibliografia

BRITO JÚNIOR, S.A. (2010). Desenvolvimento sustentável: o caso de Portugal: ambiente e recursos. Lisboa: INE DREXHAGE, J. & MURPHY, D. (2010). Sustainable development: From Brundtland to Rio 2012. Nova Iorque:IISD/ONU GABRIEL, R. et al. (2010) Abordagens do ambiente em contexto educativo. Cascais: Principia HERNÁNDEZ, G. M et al. (2005). La memoria construida. Patrimonio cultural y modernidad. Valencia: Tirant lo Blanch IGP (2005). Atlas de Portugal. Lisboa: IGP MARTINS, G. d'O. (2009). Património, Herança e Memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva PURVIS, M., & GRAINGER, A. (2013). Exploring sustainable development: Geographical perspectives. Londres: Routledge RIBEIRO, V. (2014). Exclusão social em fenómeno invisível, uma abordagem no âmbito da Geografia dos Transportes. Loulé: Sílabas e Desafios RIBEIRO, V. & Monteiro, I. (2014). Enhancing the teaching and learning of History and Geography throught GIS: ICERI2014 Proceedings, 3016-3024