Modelos e Práticas de Supervisão Pedagógica

Teacher Responsible: Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
1º Ano | 1º Semestre
Learning objectives


Syllabus

Teaching methodologies (including evalution)

Essential Bibliography (including ISBN)

Alarcão, I. e Roldão, M.C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde. Edições Pedagogo Gonçalves, D. & Nogueira, I.C. (2017). A indução de novas práticas supervisivas no docente no espaço superior de educação superior. In 1ª SPCE-SEC (652-659). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Gonçalves, D. & Torres Pinto, M. (2014). Funções do supervisor pedagógico: contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada. In Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem (pp. 51-59). Braga: CIEC, UMinho Simões, H., Nascimento, M. A., Vaz-Rebelo, P. (2012).Teachers'supervision in Portugal, In A. Swennen, P. Vaz-Rebelo et al. IV ATEE Conference. Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research Vieira, F., Paiva, M., Barbosa, I., & Moreira, M. A. (2010).No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia.Mangualde: Edições Pedago