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Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? 3ª Edição

Outubro 12 | 17:30

FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida

CRONOGRAMA
12/10/2021 a 02/11/2021
1.ª Sessão | sessão síncrona 12 de outubro de 2021 (17h30 20h30)
2.ª Sessão | sessão assíncrona 14 de outubro de 2021
3.ª Sessão | sessão síncrona 19 de outubro de 2021 (17h30 20h30)
4.ª Sessão | sessão assíncrona 21 de outubro de 2021
5.ª Sessão | sessão assíncrona 26 de outubro de 2021
6.ª Sessão | sessão síncrona 2 de novembro 2021 (17h30 21h30)

MODALIDADE
Curso de Formação – Elearning

DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC

DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico

OBJETIVOS

  • Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.
  • Assim, os objetivos específicos são:
  • Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
  • Experienciar diversas metodologias ativas;
  • Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.

CONTEÚDOS
MÓDULO 1 – sessão síncrona 
Contextualização do percurso formativo
Desafios contemporâneos da educação

  • MÓDULO 2 – sessão assíncrona
  • O que são as metodologias ativas?
  • MÓDULO 3 – sessão assíncrona
  • As vantagens das metodologias ativas
  • MÓDULO 4 – sessão síncrona
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • MÓDULO 5 – sessão assíncrona
  • Planificação de projeto
  • MÓDULO 6 – sessão síncrona
  • Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos
  • Apresentação de trabalhos e conclusão

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente não ação releva para a progressão em carreira. 

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