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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Candidaturas 2021/2022

Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020

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Condições específicas de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica”, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Condições de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet  e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
2ª FaseEdital26 julho a 19 setembro20 setembro21 a 23 setembro
1ª FaseEdital12 a 25 julho27 julho
Os resultados estão afixados no estabelecimento de ensino e foram enviados aos candidatos via e-mail.
28 julho a 06 agosto

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma especificado/Certificado de Habilitações especificado de Licenciatura em Educação Básica;
  • Declaração comprovativa da aprovação nas Provas de Avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (estão dispensados da apresentação deste documento os candidatos que realizaram as referidas provas na ESEPF);
  • Curriculum vitae, modelo europeu.

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

Processo de Inscrição

O processo é instruído com os seguintes documentos (envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt)

  1.  Boletim de inscrição, devidamente preenchido; 
  2. Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  3. Diploma especificado com as classificações obtidas em todas as unidades curriculares de Português incluídas na componente de formação na área de docência da Licenciatura em Educação Básica
  4. Procuração, quando for caso disso.

Nota: Os processos de estudantes da ESEPF são instruídos apenas com o ponto 1.

Calendário:

1ª chamada2ª chamada3ª chamada 
Período de inscrição 05 abr a 21 mai01 jun a 25 jun28 junho a 03 set
Período para análise documental 28 mai a 14 de jun29 jun a 5 de jul07 set a 12 de set
Realização da prova oral31 mai:
10h30/13h30// 14h30/17h30 
2 jun:
15h30/18h00
4 jun:
8h30/12h30//
14h/15h00
7 jun:
8h30/13h30 14h30/17h30 
9 jun:
15h30/18h00
11 jun: 8h30/12h30//14h/15h00
29 e 30 jun; 01 a 02 jul:
8h30/12h30
08, 09 e 10 set:
8h30/12h30
Publicação dos resultados das provas16 jun7 jul13 set
Período de consulta17 a 18 jun08 a 09 jul14 a 15 set
Período de reclamação21 a 22 jun12 a 13 jul16 a 17 set
Publicação dos resultados das reclamaçõesAté 25 junAté 16 julAté 20 set

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 18/06/15 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Com este mestrado proporciona-se uma formação avançada e atualizada no campo das teorias educacionais, das metodologias de investigação e de intervenção educativa, desenvolvem-se capacidades de análise educacional, de mobilização de conhecimentos teóricos e metodológicos, de equacionamento das dinâmicas educativas e de intervenção educativa fundamentada.

No fim do mestrado, o estudante, entre outras competências, deve ser capaz de definir opções curriculares; integrar conhecimentos científicos em situações de ensino; planificar a ação pedagógica, selecionando e adequando metodologias; desenvolver aprendizagens, mobilizando saberes científicos tendo em conta especificidades individuais e contextuais; organizar, desenvolver e avaliar o processo de ensino; promover a articulação horizontal e vertical do currículo; fomentar a aquisição integrada de métodos de estudo e trabalho utilizando as TIC; promover relações interpessoais de qualidade.

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

4 semestres | 120 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Maria Cristina Vieira da Silva
Comissão Executiva: Isilda Maria dos Santos Braga da Costa Monteiro | Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro

Admissões

30

Mais em: Info Cursos

Plano de Estudos

Despacho n.º 10041/2015 – Diário da República, 2.ª série — N.º 172 — 3 de setembro de 2015

1ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática das Ciências Naturais PT EN4
2394
CE100 48 (T:3; TP:30; PL:3; TC:3; OT:9)
Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2393
CE100 48 (T:12; TP:24; OT:12)
Educação Diferenciada e Intervenção Multimodal PT EN3
2396
CE75 32 (T:10; TP:10; OT:6; O:6)
Investigação em Contextos Educativos PT EN3
2397
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2395
CE100 48 (T:9; TP:21; P:9; OT:9)
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico I PT EN12
2398
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Ciência, Ambiente e Património PT EN4
2399
CM100 48 (T:6; TP:27; PL:3; TC:3; OT:9)
Currículo: dos Fundamentos às Práticas PT EN4
2405
CE100 48 (T:12; TP:12; P:12; OT:12)
Didática das Expressões Artísticas PT EN4
2401
CE100 48 (TP:16; PL:24; OT:8)
Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura PT EN3
2402
AH75 32 (T:8; TP:16; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico II PT EN12
2404
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Temas da História da Matemática PT EN3
2403
CM75 32 (T:6; TP:16; OT:10)

2ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Língua e do Texto no 2.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2408
CE100 48 (T:12; TP:24; OT:12)
Escrita: Processos e Produtos PT EN5
2406
AH125 48 (T:12; TP:12; PL:12; OT:12)
Metodologias de Ensino da História e Geografia de Portugal em 2.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2409
CE100 48 (T:12; TP:24; TC:4; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I PT EN12
2410
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Portugal: Território e Identidades PT EN5
2407
AH125 48 (T:20; TP:10; TC:6; OT:12)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Ética e Deontologia na Profissão Docente PT EN2
2417
AH150 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Oficina de Recursos Pedagógicos para História e Geografia PT EN4
2415
CE100 48 (T:10; TP:20; OT:18)
Oficina de Recursos Pedagógicos para o Português PT EN4
2416
CE100 48 (TP:16; P:16; OT:16)
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico II PT EN12
2418
CE300 170 (E:140; S:10; OT:20)
Conto:Memória e Contemporaneidade PT EN4
2411
AH100 48 (T:8; TP:24; OT:8; PL:8)Optativa I a)
Literatura e Interculturalidade PT EN4
2412
AH100 48 (T:8; TP:24; OT:8; PL:8)Optativa I a)
Espaço e Memória: Dinâmicas Locais e Regionais PT EN4
2413
AH100 48 (T:14; TP:16; TC:8; OT:10)Optativa II b)
História e Tendências da Sociedade Contemporânea PT EN4
2414
AH100 48 (T:16; TP:24; OT:8)Optativa II b)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.
b) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.

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