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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Candidaturas 2021/2022

Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020

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Condições específicas de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica”, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Condições de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet  e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
2ª FaseEdital26 julho a 19 setembro20 setembro21 a 23 setembro
1ª FaseEdital12 a 25 julho27 julho
Os resultados estão afixados no estabelecimento de ensino e foram enviados aos candidatos via e-mail.
28 julho a 06 agosto

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma especificado/Certificado de Habilitações especificado de Licenciatura em Educação Básica;
  • Declaração comprovativa da aprovação nas Provas de Avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (estão dispensados da apresentação deste documento os candidatos que realizaram as referidas provas na ESEPF);
  • Curriculum vitae, modelo europeu.

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

Processo de Inscrição

O processo é instruído com os seguintes documentos (envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt)

  1.  Boletim de inscrição, devidamente preenchido; 
  2. Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  3. Diploma especificado com as classificações obtidas em todas as unidades curriculares de Português incluídas na componente de formação na área de docência da Licenciatura em Educação Básica
  4. Procuração, quando for caso disso.

Nota: Os processos de estudantes da ESEPF são instruídos apenas com o ponto 1.

Calendário:

1ª chamada2ª chamada3ª chamada 
Período de inscrição 05 abr a 21 mai01 jun a 25 jun28 junho a 03 set
Período para análise documental 28 mai a 14 de jun29 jun a 5 de jul07 set a 12 de set
Realização da prova oral31 mai:
10h30/13h30// 14h30/17h30 
2 jun:
15h30/18h00
4 jun:
8h30/12h30//
14h/15h00
7 jun:
8h30/13h30 14h30/17h30 
9 jun:
15h30/18h00
11 jun: 8h30/12h30//14h/15h00
29 e 30 jun; 01 a 02 jul:
8h30/12h30
08, 09 e 10 set:
8h30/12h30
Publicação dos resultados das provas16 jun7 jul13 set
Período de consulta17 a 18 jun08 a 09 jul14 a 15 set
Período de reclamação21 a 22 jun12 a 13 jul16 a 17 set
Publicação dos resultados das reclamaçõesAté 25 junAté 16 julAté 20 set

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 28/09/17 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Este 2.º Ciclo de Estudos tem como finalidades o aprofundamento e a especialização em domínios indispensáveis ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e às disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assente numa lógica formativa transversal e multidisciplinar pretende-se, articuladamente, potenciar práticas de reflexão crítica e de estímulo à curiosidade intelectual, habilitando os estudantes para a resolução de problemas em situações novas e fomentando atitudes de abertura à diversidade e promotoras de trabalho colaborativo.
Capitalizando as mais-valias resultantes da vasta experiência quer no âmbito da formação de professores quer adquirida em outras atividades educativas que a ESEPF promove, este 2º Ciclo de Estudos estrutura-se em torno de dois grandes eixos educativos – a formação profissionalizante (cientifica e técnica) e a formação pessoal e social dos estudantes -, que convergem para um perfil profissional revelador de mobilização de saberes, alicerçado em conhecimento sustentado pela investigação atual e traduzido numa postura de implicação e responsabilidade ética fundada na valorização do exercício reflexivo e na aprendizagem ao longo da vida, garantindo assim uma intervenção profissional informada, competente e inovadora. 

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

4 semestres | 120 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
Comissão Executiva: Margarida Maria Martins Quinta e Costa | Rui João Teles da Silva Ramalho

Admissões

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Mais em: Info Cursos

Plano de Estudos

Despacho n.º 11138/2017 – Diário da República, 2.ª série — N.º 242/2017 — 19 de dezembro de 2017

1ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2648
CE100 48 (T:12; TP:24; OT:12)
Educação Diferenciada e Intervenção Multimodal PT EN3
2396
CE75 32 (T:10; TP:10; OT:6; O:6)
Investigação em Contextos Educativos PT EN3
2660
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Metodologias do Ensino das Ciências Naturais e Sociais para o 1º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2659
CE100 48 (T:3; TP:30; PL:3; TC:3; OT:9)
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2658
CE100 48 (T:9; TP:21; P:9; OT:9)
Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico I PT EN12
2661
CE300 162 (OT:12; E:140; S:10)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Currículo: dos Fundamentos às Práticas PT EN4
2663
CE100 48 (T:12; TP:12; P:12; OT:12)
Ciências Naturais e Sustentabilidade Ambiental PT EN4
2662
CM100 48 (T:3; TP:24; PL:6; OT:15)
Didática das Expressões Artísticas PT EN4
2664
AH75 48 (TP:16; PL:24; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico II PT EN12
2670
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Cultura Artística Contemporânea na Educação PT EN3
2665
AH75 32 (TP:18; PL: 10; OT:4)Optativa I a)
Fundamentos de Promoção e Animação da Leitura PT EN3
2669
AH75 32 (T:8; TP:16; OT:8)Optativa I a)
História, Memória e Património Cultural PT EN3
2666
AH75 32 (T:6; TP:10; TC: 8; OT:8)Optativa I a)
História da Ciência PT EN3
2667
CM75 32 (T:2;TP:14;TC:8;OT:8)Optativa II b)
Temas da História da Matemática PT EN3
2668
CM75 32 (T:6; TP:16; OT:10)Optativa II b)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.
b) De entre as unidades curriculares optativas das CM, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.

2ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Introdução ao Pensamento Computacional PT EN4
2672
CM100 48 (T:12;TP:18;P:9;OT:9)
Metodologias do Ensino das Ciências Naturais para o 2º Ciclo do Ensino Básico PT EN3
2674
CE75 32 (T:8; TP:12;PL:4;S:4; OT:6)
Metodologias do Ensino da Matemática para o 2º Ciclo do Ensino Básico PT EN3
2673
CE75 32 (T:8;TP:12; P:6;OT:6)
Prática de Ensino Supervisionada em 2º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais I PT EN12
2675
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Seminário Interdisciplinar I PT EN8
2671
CM200 80 (TP:12;TC:12; S:24; OT:24; 0:8)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Atividade Lúdica na Aprendizagem da Matemática PT EN4
2677
CE100 48 (T:6; TP:24; P:9; OT: 9)
Ética e Deontologia na Profissão Docente PT EN2
2679
AH50 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 2º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais PT EN12
2680
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Recursos Tecnológicos para o Ensino das Ciências Naturais PT EN4
2678
CE100 48 (T:6;TP: 24; OT: 15; O:3)
Seminário Interdisciplinar II PT EN8
2676
CM200 80 (TP:12;TC:12; S:24; OT:24; 0:8)

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