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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Candidaturas 2021/2022

Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020

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Condições específicas de ingresso

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Condições de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet  e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
2ª FaseEdital26 julho a 19 setembro20 setembro21 a 23 setembro
1ª FaseEdital12 a 25 julho27 julho
Os resultados estão afixados no estabelecimento de ensino e foram enviados aos candidatos via e-mail.
28 julho a 06 agosto

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma especificado/Certificado de Habilitações especificado de Licenciatura em Educação Básica;
  • Declaração comprovativa da aprovação nas Provas de Avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (estão dispensados da apresentação deste documento os candidatos que realizaram as referidas provas na ESEPF);
  • Curriculum vitae, modelo europeu.

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

Processo de Inscrição

O processo é instruído com os seguintes documentos (envio por e-mail para: serv.admin.academicos@esepf.pt)

  1.  Boletim de inscrição, devidamente preenchido; 
  2. Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  3. Diploma especificado com as classificações obtidas em todas as unidades curriculares de Português incluídas na componente de formação na área de docência da Licenciatura em Educação Básica
  4. Procuração, quando for caso disso.

Nota: Os processos de estudantes da ESEPF são instruídos apenas com o ponto 1.

Calendário:

1ª chamada2ª chamada3ª chamada 
Período de inscrição 05 abr a 21 mai01 jun a 25 jun28 junho a 03 set
Período para análise documental 28 mai a 14 de jun29 jun a 5 de jul07 set a 12 de set
Realização da prova oral31 mai:
10h30/13h30// 14h30/17h30 
2 jun:
15h30/18h00
4 jun:
8h30/12h30//
14h/15h00
7 jun:
8h30/13h30 14h30/17h30 
9 jun:
15h30/18h00
11 jun: 8h30/12h30//14h/15h00
29 e 30 jun; 01 a 02 jul:
8h30/12h30
08, 09 e 10 set:
8h30/12h30
Publicação dos resultados das provas16 jun7 jul13 set
Período de consulta17 a 18 jun08 a 09 jul14 a 15 set
Período de reclamação21 a 22 jun12 a 13 jul16 a 17 set
Publicação dos resultados das reclamaçõesAté 25 junAté 16 julAté 20 set

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 25/06/15 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Com este mestrado pretende-se que os estudantes: sejam integrados nas exigências contemporâneas com que a profissão docente se depara; desenvolvam as suas capacidades para intervir em contexto escolar assegurando o desenvolvimento integral das crianças e as suas aprendizagens específicas; fiquem habilitados com formação científica e tecnicamente fundamentada que lhes permita uma intervenção crítica e transformadora nas comunidades educativas; construam um perfil de Educador de Infância em que se revelem, simultaneamente, sujeitos e atores do processo educativo e profissionais reflexivos-investigativos da sua pratica pedagógica; intervenham na Educação de Infância numa perspetiva curricular e saibam organizar o ambiente educativo e avaliar, continuamente, os processos desenvolvidos; sintam a necessidade de uma constante aprendizagem ao longo da vida; fiquem sensibilizados para a necessidade de realizarem a articulação entre a Creche, a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico.

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

3 semestres | 90 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes.
Comissão Executiva: Maria Cristina Vieira da Silva | Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Admissões

30

Mais Informações em: Info Cursos

Plano de Estudos

Despacho n.º 10040/2015 – Diário da República, 2.ª série — N.º 172 — 3 de setembro de 2015

1º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática do Conhecimento do Mundo PT EN6
2421
CE150 64 (T:6; TP:42; PL:4; OT:12)
Didática das Expressões Artísticas em Educação de Infância PT EN6
2422
CE150 64 (TP:20; PL:30; OT:14)
Investigação em Contextos Educativos PT EN3
2420
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I PT EN12
2423
H300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Pedagogia da Infância - Educação Pré-Escolar e Creche PT EN3
2390
CE75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
2º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Matemática para Contexto Pré-Escolar PT EN6
2425
CE150 64 (T:12; TP:34; OT:18)
Escola Inclusiva: Aprendizagens e Comportamentos PT EN6
2424
CE150 64 (T:20; TP:20; OT:24)
Linguagem e Literacia Emergente PT EN3
2426
AH75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
Património Ambiental e Cultural e Sustentabilidade PT EN3
2427
CM75 32 (TP:22; PL:2; TC:2; OT:6)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II PT EN12
2428
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)

2º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Comunicação Oral na Educação de Infância PT EN6
2430
CE150 64 (T:16; TP:32; OT:16)
Ética e Deontologia na Docência PT EN3
2431
AH75 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em Creche PT EN15
2433
CE375 196 (E:160; S:16; OT:20)
Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância PT EN3
2429
CE75 32 (S:26; OT:6)
Expressões Artísticas em Projetos Educativos PT EN3
2432
AH75 32 (T:8; PL:16; S:4; OT:4)Optativa a)
Laboratório de Ilustração PT EN3
2434
AH75 32 (T:8; PL:16; OT:8)Optativa a)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.

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