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DescriçãoCandidaturasPlano de EstudosPreçário

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 25/06/15 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Com este mestrado pretende-se que os estudantes: sejam integrados nas exigências contemporâneas com que a profissão docente se depara; desenvolvam as suas capacidades para intervir em contexto escolar assegurando o desenvolvimento integral das crianças e as suas aprendizagens específicas; fiquem habilitados com formação científica e tecnicamente fundamentada que lhes permita uma intervenção crítica e transformadora nas comunidades educativas; construam um perfil de Educador de Infância em que se revelem, simultaneamente, sujeitos e atores do processo educativo e profissionais reflexivos-investigativos da sua pratica pedagógica; intervenham na Educação de Infância numa perspetiva curricular e saibam organizar o ambiente educativo e avaliar, continuamente, os processos desenvolvidos; sintam a necessidade de uma constante aprendizagem ao longo da vida; fiquem sensibilizados para a necessidade de realizarem a articulação entre a Creche, a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico.

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

3 semestres | 90 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Maria Paula Pequito de Almeida Sampaio Soares Lopes.
Comissão Executiva: Maria Cristina Vieira da Silva | Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Admissões

30

Candidaturas 2020/2021

Calendário para apresentação de candidatura a especialidade do grau de mestre correspondente a domínio de habilitação para a docência – 2020/2021

1ª chamada2ª chamada3ª chamada 
Período de inscrição 05 abr a 21 mai01 jun a 25 jun28 junho a 03 set
Período para análise documental 28 mai a 14 de jun29 jun a 5 de jul07 set a 12 de set
Realização da prova oral31 mai:
10h30/13h30// 14h30/17h30 
2 jun:
15h30/18h00
4 jun:
8h30/12h30//
14h/15h00
7 jun:
8h30/13h30 14h30/17h30 
9 jun:
15h30/18h00
11 jun: 8h30/12h30//14h/15h00
29 e 30 jun; 01 a 02 jul:
8h30/12h30
08, 09 e 10 set:
8h30/12h30
Publicação dos resultados das provas16 jun7 jul13 set
Período de consulta17 a 18 jun08 a 09 jul14 a 15 set
Período de reclamação21 a 22 jun12 a 13 jul16 a 17 set
Publicação dos resultados das reclamaçõesAté 25 junAté 16 julAté 20 set
Candidatura efetuada por e-mail para os Serviços de Gestão Académica da ESEPF: serv.admin.academicos@esepf.pt 

Condições específicas de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica”, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Condições de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Consulte as condições de ingresso de habilitação profissional para a docência: provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet  e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital13 a 26 julho28 julho
Ver Aviso – Resultados
29 julho a 07 agosto
2ª FaseEdital27 julho a 20 setembro21 setembro
Ver Aviso – Resultados
22 a 24 setembro
3ª FaseEdital21 a 30 de setembro01 outubro02 a 07 outubro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma especificado/Certificado de Habilitações especificado de Licenciatura em Educação Básica;
  • Declaração comprovativa da aprovação nas Provas de Avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (estão dispensados da apresentação deste documento os candidatos que realizaram as referidas provas na ESEPF);
  • Curriculum vitae, modelo europeu.

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

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Plano de Estudos

Despacho n.º 10040/2015 – Diário da República, 2.ª série — N.º 172 — 3 de setembro de 2015

1º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática do Conhecimento do Mundo PTEN6
2421
CE150 64 (T:6; TP:42; PL:4; OT:12)
Didática das Expressões Artísticas em Educação de Infância PTEN6
2422
CE150 64 (TP:20; PL:30; OT:14)
Investigação em Contextos Educativos PTEN3
2420
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I PTEN12
2423
H300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Pedagogia da Infância - Educação Pré-Escolar e Creche PTEN3
2390
CE75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
2º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Matemática para Contexto Pré-Escolar PTEN6
2425
CE150 64 (T:12; TP:34; OT:18)
Escola Inclusiva: Aprendizagens e Comportamentos PTEN6
2424
CE150 64 (T:20; TP:20; OT:24)
Linguagem e Literacia Emergente PTEN3
2426
AH75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
Património Ambiental e Cultural e Sustentabilidade PTEN3
2427
CM75 32 (TP:22; PL:2; TC:2; OT:6)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II PTEN12
2428
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)

2º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Comunicação Oral na Educação de Infância PTEN6
2430
CE150 64 (T:16; TP:32; OT:16)
Ética e Deontologia na Docência PTEN3
2431
AH75 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em Creche PTEN15
2433
CE375 196 (E:160; S:16; OT:20)
Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância PTEN3
2429
CE75 32 (S:26; OT:6)
Expressões Artísticas em Projetos Educativos PTEN3
2432
AH75 32 (T:8; PL:16; S:4; OT:4)Optativa a)
Laboratório de Ilustração PTEN3
2434
AH75 32 (T:8; PL:16; OT:8)Optativa a)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.

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