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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário
Candidatura online (brevemente)

Candidaturas 2020/2021

Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020

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Condições específicas de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica”, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Condições de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Mais informações sobre as provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet  e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital13 a 26 julho28 julho29 julho a 07 agosto
2ª Fase (abertura condicionada a vagas sobrantes)Em breve.27 julho a 20 setembro21 setembro22 a 24 setembro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma especificado/Certificado de Habilitações especificado de Licenciatura em Educação Básica;
  • Declaração comprovativa da aprovação nas Provas de Avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (estão dispensados da apresentação deste documento os candidatos que realizaram as referidas provas na ESEPF);
  • Curriculum vitae, modelo europeu.

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Condições de ingresso de habilitação profissional para a docência: provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

 1ª chamada2ª chamada
Período de inscrição04 mar a 25 jun
Por e-mail para os Serviços de Gestão Académica da ESEPF: serv.admin.academicos@esepf.pt
29 jun a 01 set
Por e-mail para os Serviços de Gestão Académica da ESEPF: serv.admin.academicos@esepf.pt
Realização da prova escrita01 jul: 14h3003 set: 14h30
Realização da prova oral29 jun a 03 jul03 e 04 set
Publicação dos resultados das provas13 jul09 set
Período de consulta14 a 15 jul10 a 11 set
Período de reclamação16 a 17 jul14 a 15 set
Publicação dos resultados das reclamaçõesAté 24 julAté 18 set

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Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 25/06/15 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Com este mestrado pretende-se que os estudantes: sejam integrados nas exigências contemporâneas com que a profissão docente se depara; desenvolvam as suas capacidades para intervir em contexto escolar assegurando o desenvolvimento integral das crianças e as suas aprendizagens específicas; fiquem habilitados com formação científica e tecnicamente fundamentada que lhes permita uma intervenção crítica e transformadora nas comunidades educativas; construam um perfil de Educador de Infância em que se revelem, simultaneamente, sujeitos e atores do processo educativo e profissionais reflexivos-investigativos da sua pratica pedagógica; intervenham na Educação de Infância numa perspetiva curricular e saibam organizar o ambiente educativo e avaliar, continuamente, os processos desenvolvidos; sintam a necessidade de uma constante aprendizagem ao longo da vida; fiquem sensibilizados para a necessidade de realizarem a articulação entre a Creche, a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico.

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

3 semestres | 90 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Brigite Carvalho da Silva
Comissão Executiva: Maria Cristina Vieira da Silva | Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Admissões

30

Plano de Estudos

Despacho n.º 10040/2015 – Diário da República, 2.ª série — N.º 172 — 3 de setembro de 2015

1º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática do Conhecimento do Mundo PT EN6
2421
CE150 64 (T:6; TP:42; PL:4; OT:12)
Didática das Expressões Artísticas em Educação de Infância PT EN6
2422
CE150 64 (TP:20; PL:30; OT:14)
Investigação em Contextos Educativos PT EN3
2420
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I PT EN12
2423
H300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Pedagogia da Infância - Educação Pré-Escolar e Creche PT EN3
2390
CE75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
2º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Matemática para Contexto Pré-Escolar PT EN6
2425
CE150 64 (T:12; TP:34; OT:18)
Escola Inclusiva: Aprendizagens e Comportamentos PT EN6
2424
CE150 64 (T:20; TP:20; OT:24)
Linguagem e Literacia Emergente PT EN3
2426
AH75 32 (T:12; TP:12; OT:8)
Património Ambiental e Cultural e Sustentabilidade PT EN3
2427
CM75 32 (TP:22; PL:2; TC:2; OT:6)
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II PT EN12
2428
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)

2º Ano

1º semestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Comunicação Oral na Educação de Infância PT EN6
2430
CE150 64 (T:16; TP:32; OT:16)
Ética e Deontologia na Docência PT EN3
2431
AH75 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em Creche PT EN15
2433
CE375 196 (E:160; S:16; OT:20)
Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância PT EN3
2429
CE75 32 (S:26; OT:6)
Expressões Artísticas em Projetos Educativos PT EN3
2432
AH75 32 (T:8; PL:16; S:4; OT:4)Optativa a)
Laboratório de Ilustração PT EN3
2434
AH75 32 (T:8; PL:16; OT:8)Optativa a)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 3 ECTS.

Consulte aqui o preçário completo.

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