Em regime b-Learning
Candidaturas 2020/2021
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.
Condições de ingresso
Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).
Como fazer a candidatura
A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.
Calendário para apresentação de candidatura:
Edital | Candidaturas | Entrevistas | Publicação dos Resultados | Matrículas e Inscrições | |
---|---|---|---|---|---|
1ª Fase | Edital | 30 julho a 10 setembro | 01 a 14 setembro | 17 setembro | 18 a 23 setembro |
Documentos a apresentar (em formato digital):
- Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
- Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
- Declaração de tempo de serviço docente;
- Curriculum vitae, modelo europeu;
- Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.
Candidatura online:
Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura
Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.
Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt
Descrição
Os alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice na leitura (dislexia), e/ou na expressão escrita (disortografia e disgrafia) e/ou na matemática (discalculia) apresentam dificuldades específicas. Fulcral é compreender quais as áreas desenvolvimentais que apresentam baixa eficiência face à idade, ano escolar e contexto cultural. A formação neste domínio afirma-se prioritária e capacita para uma intervenção diferenciada na aplicação de medidas universais ou seletivas.
Esta pós-graduação dota os profissionais de competências para a identificação das barreiras à aprendizagem, promove o conhecimento de estratégias equitativas; incentiva à investigação reflexiva das práticas educativas numa abordagem multinível; promove uma cultura escolar inclusiva valorizando a diversidade; forma profissionais com competências para integrar equipas multidisciplinares através da aplicação de saberes teóricos e teórico-práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.
Objetivos
- Formar e dotar os profissionais de educação com competências para a identificação das barreiras à aprendizagem da leitura e da escrita, promovendo o conhecimento e a equidade de uma diversidade de estratégias favorecedoras das aprendizagens.
- Incentivar à investigação reflexiva das práticas educativas, numa abordagem multinível, de acesso ao currículo;
- Promover uma cultura escolar inclusiva, valorizando a diversidade;
- Formar profissionais de educação com competências para integrar equipas multidisciplinares, cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas, através da aplicação de saberes teóricos e teórico práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.
Destinatários
Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.
Organização
2 semestres com um total de 48 unidades de crédito ECTS.
Em regime blended-learning.
Coordenação
Ana Gomes, Carlos Afonso e Paula Medeiros.
Diploma
A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados. Curso a ser acreditado pelo CCPFC de Braga conferente de especialização.
Admissões
30
Plano de Estudos
1º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Componente de formação | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
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Estudo da criança com Perturbação da Aprendizagem Específica: diagnóstico e práticas de intervenção | | | 7 | | CE | Formação Específica na Área de Especialização | 175 | 45 | Presenciais: 9/Online síncronas: 16/Online assíncronas: 20 |
Procedimentos de avaliação neuropsicológica e psicolinguística | | | 7 | | CSC | Formação Específica na Área de Especialização | 175 | 40 | Presenciais: 8/Online síncronas: 12/Online assíncronas: 20 |
Investigação em Educação Especial: métodos e práticas | | | 6 | | CE | Formação Geral em Ciências da Educação | 150 | 30 | Presenciais: 6/Online síncronas: 5/Online assíncronas: 19 |
Gestão e acomodações curriculares para a educação inclusiva | | | 4 | | CE | Formação Geral em Ciências da Educação | 100 | 20 | Presenciais: 4/Online síncronas: 4/Online assíncronas: 12 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Idioma | Idioma | ECTS | Código UC | Área científica | Componente de formação | Horas trabalho | Carga horária | Observações |
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Educação e promoção de competências socioemocionais | | | 7 | | CE | Formação Específica na Área de Especialização | 175 | 40 | Presenciais: 8/Online síncronas: 6/Online assíncronas: 26 |
Recursos tecnológicos e aprendizagem | | | 6 | | CE | Formação Específica na Área de Especialização | 150 | 30 | Presenciais: 6/Online síncronas: 6/Online assíncronas: 18 |
Seminário de Projeto – em Perturbações de Aprendizagem Específicas | | | 11 | | CE | Formação Orientada para o Projeto | 275 | 45 | Presenciais: 15/Online síncronas: 30 |
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