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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Em regime b-Learning

Candidaturas 2020/2021

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasEntrevistasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital30 julho a 10 setembro01 a 14 setembro17 setembro18 a 23 setembro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios de seriação

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
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Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Descrição

Os alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com défice na leitura (dislexia), e/ou na expressão escrita (disortografia e disgrafia) e/ou na matemática (discalculia) apresentam dificuldades específicas. Fulcral é compreender quais as áreas desenvolvimentais que apresentam baixa eficiência face à idade, ano escolar e contexto cultural. A formação neste domínio afirma-se prioritária e capacita para uma intervenção diferenciada na aplicação de medidas universais ou seletivas.

Esta pós-graduação dota os profissionais de competências para a identificação das barreiras à aprendizagem, promove o conhecimento de estratégias equitativas; incentiva à investigação reflexiva das práticas educativas numa abordagem multinível; promove uma cultura escolar inclusiva valorizando a diversidade; forma profissionais com competências para integrar equipas multidisciplinares através da aplicação de saberes teóricos e teórico-práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.

Objetivos

  • Formar e dotar os profissionais de educação com competências para a identificação das barreiras à aprendizagem da leitura e da escrita, promovendo o conhecimento e a equidade de uma diversidade de estratégias favorecedoras das aprendizagens. 
  • Incentivar à investigação reflexiva das práticas educativas, numa abordagem multinível, de acesso ao currículo; 
  • Promover uma cultura escolar inclusiva, valorizando a diversidade; 
  • Formar profissionais de educação com competências para integrar equipas multidisciplinares, cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas, através da aplicação de saberes teóricos e teórico práticos na intervenção na Perturbação da Aprendizagem Específica.

Destinatários

Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.

Organização

2 semestres com um total de 48 unidades de crédito ECTS.
Em regime blended-learning.

Coordenação

Ana Gomes, Carlos Afonso e Paula Medeiros.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados. Curso a ser acreditado pelo CCPFC de Braga conferente de especialização.

Admissões

30

Plano de Estudos

1º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Componente de formação
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Estudo da criança com Perturbação da Aprendizagem Específica: diagnóstico e práticas de intervenção
 
 
7
 
CE
Formação Específica na Área de Especialização
175
45
Presenciais: 9/Online síncronas: 16/Online assíncronas: 20
Procedimentos de avaliação neuropsicológica e psicolinguística
 
 
7
 
CSC
Formação Específica na Área de Especialização
175
40
Presenciais: 8/Online síncronas: 12/Online assíncronas: 20
Investigação em Educação Especial: métodos e práticas
 
 
6
 
CE
Formação Geral em Ciências da Educação
150
30
Presenciais: 6/Online síncronas: 5/Online assíncronas: 19
Gestão e acomodações curriculares para a educação inclusiva
 
 
4
 
CE
Formação Geral em Ciências da Educação
100
20
Presenciais: 4/Online síncronas: 4/Online assíncronas: 12
2º Semestre
Unidades curriculares
Idioma
Idioma
ECTS
Código UC
Área científica
Componente de formação
Horas trabalho
Carga horária
Observações
Educação e promoção de competências socioemocionais
 
 
7
 
CE
Formação Específica na Área de Especialização
175
40
Presenciais: 8/Online síncronas: 6/Online assíncronas: 26
Recursos tecnológicos e aprendizagem
 
 
6
 
CE
Formação Específica na Área de Especialização
150
30
Presenciais: 6/Online síncronas: 6/Online assíncronas: 18
Seminário de Projeto – em Perturbações de Aprendizagem Específicas
 
 
11
 
CE
Formação Orientada para o Projeto
275
45
Presenciais: 15/Online síncronas: 30

Consulte aqui o preçário completo.

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