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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário
Candidatura online (brevemente)

Candidaturas 2020/2021

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • Detentores do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Educação de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, assim como nas áreas das Ciências da Educação.

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

Aguarda-se registo da DGES e publicação em DR para proceder à abertura de candidaturas.

EditalCandidaturasEntrevistasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEm breve01 junho a 22 julho01 julho a 24 julho30 julho31 julho a 07 agosto
2ª Fase(abertura condicionada a vagas sobrantes)30 julho a 10 setembro01 e 14 setembro17 setembro18 a 23 setembro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios da análise curricular e entrevista (brevemente)

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • Titulares de uma licenciatura, ou equivalente legal, nas áreas da Educação/Ciências da Educação e licenciados em Ciências Sociais e Humanas ou cursos afins.
  • Detentores de um currículo académico, científico e profissional relevante para os objetivos do mestrado e que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do mesmo pelo Conselho Técnico-Científico da ESEPF.

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasEntrevistasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEm breve01 junho a 22 julho01 julho a 24 julho30 julho31 julho a 07 agosto
2ª FaseEm breve30 julho a 10 setembro01 e 14 setembro17 setembro18 a 23 setembro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios da análise curricular e entrevista

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
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Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Descrição

Informações Gerais 

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 30/04/2020 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Aguarda registo da DGES e publicação em DR 

Objetivos

No final deste CE, os estudantes estarão capacitados para assumir uma postura profissional investigativa e reflexiva consentânea com as exigências que se colocam ao exercício da profissão: construir e problematizar diferentes referenciais e instrumentos de inovação, supervisão pedagógica e educação inclusiva; adotar e implementar estratégias de melhoria dos contextos adequadas e eficazes; liderar e gerir equipas de trabalho; avaliar o desempenho docente; gerir ações de formação, desde o diagnóstico de necessidades à avaliação da formação; conceber dispositivos/sequências metodológicas de apoio ao ensino-aprendizagem; utilizar tecnologias e instrumentos diversificados ao serviço da qualidade em educação; conceber, gerir e avaliar projetos de investigação/intervenção.

Admissões

60 (20 estudantes por especialização)

Duração e créditos

4 semestres | 120 créditos.

Direção

Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Comissão Executiva

Ana Maria Paula Marques Gomes e Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro 

Horário

Pós-laboral.

Informações Gerais 

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 03/03/16 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório de autoavaliação submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior para a acreditação do Ciclo de Estudos

Objetivos

Este ciclo de estudos tem como objetivos: desenvolver e aprofundar conhecimentos na área da intervenção comunitária e nos diferentes domínios de especialização; promover a capacidade de compreensão, análise e operacionalização das questões socioeducativas em contextos institucionais e comunitários; oferecer instrumentos teórico-metodológicos que conduzam a propostas de intervenção rigorosas e à elaboração e gestão de projetos socioeducativos; promover a precisão e o rigor necessários à avaliação de projetos de intervenção em contextos institucionais e comunitários; erigir a ética e a deontologia como eixo de profissionalidade, descobrindo nos problemas e conflitos quotidianos, o espaço/desafio da decisão profissional reflexiva/autónoma, e responsável, fundamentada em valores e princípios da atuação; desenvolver capacidades de investigação-ação no contexto de especialização da intervenção comunitária que permitam a inovação dos conhecimentos e práticas profissionais a ela subjacentes.

Normas Regulamentares

Nº de Vagas

25. 

Duração e créditos

4 semestres | 120 créditos.

Direção

Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Comissão Executiva

Ana Maria Paula Marques Gomes | Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro

Regime e horário

Em regime pós-laboral. 

Mais em: Info Cursos

Plano de Estudos

1º Semestre

Área de Especialização em Inovação em Educação/Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional/Inclusão em Educação
UNIDADES CURRICULARESÁrea científicaDURAÇÃOHORAS DE TRABALHOECTSOBS
TOTALCONTACTO
Pensamento Educacional ContemporâneoCESemestral17540 | T:5; TP:12; S:20; OT:37 
Desenvolvimento Profissional DocenteCESemestral15036 | T:10; TP:13; S:8; OT:56 
Planeamento Estratégico e Qualidade em EducaçãoCESemestral15036 | T:10; TP:20; OT:66 
Neurociências e EducaçãoCSCSemestral15042 | T:10; TP:26; OT:66 
Investigação em EducaçãoCESemestral12532 | T:6; TP:10; S: 10; OT:65 

2º Semestre

Área de Especialização em Inovação em Educação
UNIDADES CURRICULARESÁrea científicaDURAÇÃOHORAS DE TRABALHOECTSOBS
TOTALCONTACTO
Inovação Pedagógica e CurricularCESemestral17540 | T:10; TP:10; S:15; OT:57 
Liderança e Gestão de Equipas EducativasCESemestral12532 | T:4; TP:8; S:15; OT:55 
Didática na Gestão CurricularCESemestral15036 | T:3; TP:12; S:12; OT:96 
Autonomia e Participação da Comunidade EducativaCESemestral12532 | T:8; TP:10; S:12; OT:25 
Conceção de Trabalho de ProjetoCESemestral17540 | S:10; OT:307 

2º Semestre

Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional
UNIDADES CURRICULARESÁrea científicaDURAÇÃOHORAS DE TRABALHOECTSOBS
TOTALCONTACTO
Modelos e Práticas de Supervisão PedagógicaCESemestral17540 | T:13; TP:15; S:8; OT:47 
Avaliação em Supervisão PedagógicaCESemestral15036 | T:8; TP:24; OT:46 
Conceção e Gestão de Projetos de Formação e MelhoriaCESemestral12532 | T:6; TP:22; OT:45 
Perspetivas Didáticas para a Orientação da Prática ProfissionalCESemestral12532 | TP:12; S:14; OT:65 
Conceção de Trabalho de ProjetoCESemestral17540 | S:10; OT:307 

2º Semestre

Área de Especialização em Inclusão em Educação
UNIDADES CURRICULARESÁrea científicaDURAÇÃOHORAS DE TRABALHOECTSOBS
TOTALCONTACTO
Neurodesenvolvimento e Indicadores de RiscoCESemestral17540 | T:3; TP:6; S:27; OT:47 
Desenvolvimento de Aprendizagens SignificativasCESemestral15036 | T:12; TP:20; OT:46 
Tecnologia e Comunicação Aumentativa e AlternativaCESemestral12532 | T:6; TP:10; TC:6; S:6; OT:45 
Ambientes de Aprendizagem Equitativos e Interação SocialCSCSemestral12532 | T:8; TP:16; TC:4; OT:45 
Conceção de Trabalho de ProjetoCESemestral17540 | S:10; OT:307 

3º Semestre

Área de Especialização em Inovação em Educação/Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional/Inclusão em Educação
UNIDADES CURRICULARESÁrea científicaDURAÇÃOHORAS DE TRABALHOECTSOBS
TOTALCONTACTO
Desenho, Implementação e Avaliação de Recursos EducativosCESemestral12532 | T:6; PL:20; OT:65Optativa *
Aprendizagens e Comunicação MultimodalCESemestral12532 | T:10; TP:16; OT:65Optativa *
Tecnologias de Aprendizagem ColaborativaCESemestral12532 | T:6; PL:20; OT:65Optativa *

* – De entre as unidades curriculares optativas, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 5 ECTS.

3º e 4.º Semestres

Área de Especialização em Inovação em Educação/Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional/Inclusão em Educação
UNIDADES CURRICULARESÁrea científicaDURAÇÃOHORAS DE TRABALHOECTSOBS
TOTALCONTACTO
Trabalho de ProjetoCEAnual137540 | S:15; OT:2555 

Aviso n.º 6767/2016 – Diário da República n.º 103/2016, Série II de 2016-05-30

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