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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Em regime blended-learning

Candidaturas 2020/2021

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasEntrevistasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital retificado a 12.jun01 junho a 22 julho01 julho a 24 julho30 julho
31 julho a 07 agosto
2ª FaseEdital30 julho a 10 setembro01 a 14 setembro17 a 21 setembro
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18 a 23 setembro
3ª FaseEdital17 a 30 setembro21 setembro a 02 outubro07 outubro
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08 a 12 outubro
4ª FaseEdital02 a 12 outubro06 a 13 outubro14 outubro
Ver Aviso
14 a 20 outubro
5ª FaseEdital15 a 22 outubro16 a 23 outubro26 outubro
Ver Aviso
26 a 29 outubro
6ª FaseEdital26 a 27 outubro28 outubro29 outubro29 a 31 outubro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios de seriação

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Calendário para apresentação de candidaturas

3ª Fase

  • Edital
  • Candidaturas: 05 e 06 de fevereiro
  • Entrevistas: 06 e 07 de fevereiro (a combinar com o candidato)
  • Publicação dos resultados: 07 de fevereiro
  • Matrículas e Inscrições: 07 a 12 de fevereiro

2ª Fase

  • Edital
  • Candidaturas: 21 a 28 janeiro
  • Entrevistas: 22 a 29 janeiro (a combinar com o candidato)
  • Publicação dos resultados: 30 janeiro ver aqui
  • Matrículas e Inscrições: 31 janeiro a 03 fevereiro

1ª Fase

  • Edital
  • Candidaturas: 07 a 20 janeiro
  • Entrevistas: 08 a 21 janeiro (a combinar com o candidato)
  • Publicação dos resultados: 22 janeiro ver aqui
  • Matrículas e Inscrições: 23 a 27 janeiro

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Critérios de seriação

Descrição

Continuando a assumir o compromisso de uma educação inclusiva, a ESEPF considera urgente promover a formação em Educação Especial, tendo em vista o desenvolvimento ou a consolidação de um conjunto de competências na classe docente.
Esta Pós-graduação, em regime de blended learning, destina-se a apoiar os docentes na(o):

  • Identificação das barreiras à aprendizagem;
  • Discussão e análise dos recursos para a planificação/intervenção de atividades educativas e acesso ao currículo numa abordagem multinível;
  • Valorização da diversidade;
  • Desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva com uma participação multidisciplinar;
  • Impulso à investigação e ao estudo aprofundado.

No âmbito do atual enquadramento legal e concetual das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, a especialização em Educação Especial torna-se imprescindível para assumir, fundamentada e conscientemente, uma prática educativa verdadeiramente inclusiva.

Objetivos

  • Mobilizar os princípios e recursos de uma educação inclusiva de forma a favorecer a equidade de todos as crianças e jovens;
  • Responder a uma educação inclusiva enquanto processo personalizado que potencie a aprendizagem de todos e de cada um;
  • Refletir sobre o enquadramento legal e concetual das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  • Aplicar saberes teóricos e teórico práticos sobre diferentes problemáticas ao nível do neurodesenvolvimento cognitivo, motor e sensorial, da integração das aprendizagens, da comunicação, do comportamento e da investigação;
  • Analisar criticamente questões gerais e específicas do currículo;
  • Desenvolver conhecimentos sobre a importância da avaliação diagnóstica em várias fases do desenvolvimento, mas sobretudo em idades precoces;
  • Habilitar para o trabalho em equipa no sentido da partilha e do favorecimento de práticas inclusivas;
  • Pesquisar sobre as temáticas da educação inclusiva de modo a aprofundar o conhecimento e a adequar as práticas da educação especial às problemáticas mais prementes nas realidades das escolas.

Destinatários

Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.

Organização

2 semestres com um total de 60 unidades de crédito ECTS.

Em regime blended-learning.

A calendarização poderá ser consultada neste folheto.

Início em outubro de 2020 e término em junho de 2021

Coordenação

Ana Gomes, Carlos Afonso e Paula Medeiros.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.
Curso acreditado pelo CCPFC de Braga com o n.º de registo CCPFC/CFE-3430/20. Área de formação: Educação Especial; Domínio: cognitivo e motor. 

Admissões

30

Plano de Estudos

1º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais PT EN5
2688
CSC12530
Gestão e acomodações curriculares: princípios e práticas PT EN6
2686
CE15030
Integração das aprendizagens e promoção para o sucesso PT EN6
2685
CE15030
Investigação em educação especial: métodos e práticas PT EN6
2687
CE15030
Neurodesenvolvimento cognitivo PT EN7
2684
CE17540

2º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Neurodesenvolvimento motor PT EN7
2689
CE17540
Respostas educativas no domínio da surdez e da visão PT EN6
2690
CE15030
Recursos tecnológicos e comunicação aumentativa e alternativa PT EN6
2691
CE15030
Seminário de projeto - domínio cognitivo e motor PT EN11
2692
CE27540

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