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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Em regime blended-learning

Candidaturas 2020/2021

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasEntrevistasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital retificado a 12.jun01 junho a 22 julho01 julho a 24 julho30 julho
31 julho a 07 agosto
2ª FaseEdital30 julho a 10 setembro01 a 14 setembro17 a 21 setembro
Ver Aviso
18 a 23 setembro
3ª FaseEdital17 a 30 setembro21 setembro a 02 outubro07 outubro08 a 12 outubro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma/certificado de habilitações indicando o grau com que se candidata;
  • Declaração de tempo de serviço docente;
  • Curriculum vitae, modelo europeu;
  • Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a apreciação do seu mérito curricular.

Critérios de seriação

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Calendário para apresentação de candidaturas

3ª Fase

  • Edital
  • Candidaturas: 05 e 06 de fevereiro
  • Entrevistas: 06 e 07 de fevereiro (a combinar com o candidato)
  • Publicação dos resultados: 07 de fevereiro
  • Matrículas e Inscrições: 07 a 12 de fevereiro

2ª Fase

  • Edital
  • Candidaturas: 21 a 28 janeiro
  • Entrevistas: 22 a 29 janeiro (a combinar com o candidato)
  • Publicação dos resultados: 30 janeiro ver aqui
  • Matrículas e Inscrições: 31 janeiro a 03 fevereiro

1ª Fase

  • Edital
  • Candidaturas: 07 a 20 janeiro
  • Entrevistas: 08 a 21 janeiro (a combinar com o candidato)
  • Publicação dos resultados: 22 janeiro ver aqui
  • Matrículas e Inscrições: 23 a 27 janeiro

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Critérios de seriação

Descrição

Continuando a assumir o compromisso de uma educação inclusiva, a ESEPF considera urgente promover a formação em Educação Especial, tendo em vista o desenvolvimento ou a consolidação de um conjunto de competências na classe docente.
Esta Pós-graduação, em regime de blended learning, destina-se a apoiar os docentes na(o):

  • Identificação das barreiras à aprendizagem;
  • Discussão e análise dos recursos para a planificação/intervenção de atividades educativas e acesso ao currículo numa abordagem multinível;
  • Valorização da diversidade;
  • Desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva com uma participação multidisciplinar;
  • Impulso à investigação e ao estudo aprofundado.

No âmbito do atual enquadramento legal e concetual das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, a especialização em Educação Especial torna-se imprescindível para assumir, fundamentada e conscientemente, uma prática educativa verdadeiramente inclusiva.

Objetivos

  • Mobilizar os princípios e recursos de uma educação inclusiva de forma a favorecer a equidade de todos as crianças e jovens;
  • Responder a uma educação inclusiva enquanto processo personalizado que potencie a aprendizagem de todos e de cada um;
  • Refletir sobre o enquadramento legal e concetual das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  • Aplicar saberes teóricos e teórico práticos sobre diferentes problemáticas ao nível do neurodesenvolvimento cognitivo, motor e sensorial, da integração das aprendizagens, da comunicação, do comportamento e da investigação;
  • Analisar criticamente questões gerais e específicas do currículo;
  • Desenvolver conhecimentos sobre a importância da avaliação diagnóstica em várias fases do desenvolvimento, mas sobretudo em idades precoces;
  • Habilitar para o trabalho em equipa no sentido da partilha e do favorecimento de práticas inclusivas;
  • Pesquisar sobre as temáticas da educação inclusiva de modo a aprofundar o conhecimento e a adequar as práticas da educação especial às problemáticas mais prementes nas realidades das escolas.

Destinatários

Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.

Organização

2 semestres com um total de 60 unidades de crédito ECTS.

Em regime blended-learning.

A calendarização poderá ser consultada neste folheto.

Início em outubro de 2020 e término em junho de 2021

Coordenação

Ana Gomes, Carlos Afonso e Paula Medeiros.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.
Curso acreditado pelo CCPFC de Braga com o n.º de registo CCPFC/CFE-3430/20. Área de formação: Educação Especial; Domínio: cognitivo e motor. 

Admissões

30

Plano de Estudos

1º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais PT EN5
2688
CSC12530(6 Presenciais; 4 Online síncronas; 20 Online assíncronas)
Gestão e acomodações curriculares: princípios e práticas PT EN6
2686
CE15030(6 Presenciais; 4 Online síncronas; 20 Online assíncronas)
Integração das aprendizagens e promoção para o sucesso PT EN6
2685
CE15030(6 Presenciais; 8 Online síncronas; 16 Online assíncronas)
Investigação em educação especial: métodos e práticas PT EN6
2687
CE15030(6 Presenciais; 5 Online síncronas; 19 Online assíncronas)
Neurodesenvolvimento cognitivo PT EN7
2684
CE17540(8 Presenciais; 9 Online síncronas; 23 Online assíncronas)

2º Semestre

Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Neurodesenvolvimento motor PT EN7
2689
CE17540(8 Presenciais; 9 Online síncronas; 23 Online assíncronas)
Respostas educativas no domínio da surdez e da visão PT EN6
2690
CE15030(6 Presenciais; 4 Online síncronas; 20 Online assíncronas)
Recursos tecnológicos e comunicação aumentativa e alternativa PT EN6
2691
CE15030(6 Presenciais; 6 Online síncronas; 18 Online assíncronas)
Seminário de projeto - domínio cognitivo e motor PT EN11
2692
CE27540(15 Presenciais; 25 Online síncronas;)

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