Programa Golden Age

No âmbito das atividades da Academia de Saberes, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desenvolve um serviço à comunidade, num domínio em que a procura tem aumentado exponencialmente. Enquadrado na oferta de Formação ao Longo da Vida, enquanto formação livre, o Programa Golden Age engloba atividades dirigidas a pessoas com mais de 55 anos de idade, que decorrem em 2018-19, durante dois semestres..

Através das atividades oferecidas, serão proporcionados espaços que permitam a revisão, partilha e ampliação de conhecimentos, o enriquecimento de interações, a retoma de projetos e contributos sociais desafiantes.

  • A Academia de Saberes Golden Age destina-se a pessoas com mais de 55 anos de idade (currículo compatível).
  • Os saberes a promover situam-se nas áreas das Artes, Humanidades, Ciências Sociais e do Ambiente.
  • Os módulos são ministrados por docentes da ESEPF e por colaboradores externos de reconhecido mérito.
  • Privilegiar-se-á metodologias ativas com recurso a pesquisas, apresentações, estudos in loco, reflexão e debate, publicações, havendo, para quem desejar, avaliação final.
  • A inscrição em cada Módulo tem um custo de 150€, a pagar no ato de inscrição, com possibilidade de pagamento faseado (O pagamento faseado será possível quando o formando se inscreve aos 3 módulos, podendo neste caso, pagar um módulo por mês).

Plano para 2018/2019

Porto: Memória e Identidade Bispos, Reis e Rainhas no Porto Medieval; Rumo a outros Mundos: O Porto e o Mar; O Porto entre revoluções, revoltas e rebeldias; Porto de partida, Porto de chegada.
Isilda Monteiro (ESEPF)

História da Igreja em Portugal A difusão do Cristianismo na Península Ibérica; A construção duma Igreja portuguesa; A Igreja portuguesa perante os desafios da contemporaneidade.
Luís Carlos Amaral (FLUP)

Arte Contemporânea: InterpelaçõesComo perceber e compreender os desafios que nos são colocados pelos artistas e obras contemporâneas? Quais as vertentes artísticas que existem? O que pretendem comunicar? Que transformações ocorreram nas manifestações artísticas desde o século XX? Qual o papel que a arte contemporânea reserva ao público? Como vemos e o que vemos realmente nas obras artísticas? Quais os princípios da criação artística nos nossos dias? Serei eu capaz de utilizar algumas destas linguagens para me expressar?
Mónica Oliveira (ESEPF)

Inglês / Conversação
Academia Anglo-Americana

Observações

As aulas terão lugar na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, que dispõe de um aprazível jardim, bar, sala de convívio.
A Escola situa-se a 200 metros da estação de metro do Marquês. Possibilidade de estacionar no Instituto do Terço (Marquês).

O grupo dinamizador do Golden Age é constituído por Helena Serra e Maria dos Reis Gomes, apoiado por Maria da Conceição Castello Branco e Carla Rodrigues.

Para contactos telefónicos ou pessoais:
Ana Alves, telefone +351 225 573 420 (ext. 228), email alves@esepf.pt.

Top