CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Critérios de seriação

Descrição

Esta formação impõe-se num mundo em que cada vez se afirma como mais forte a explosão de formas de diversidade; um significativo número de crianças e jovens, de entre as populações escolares de qualquer nível de ensino, apresenta insucesso nas aprendizagens, traduzido muitas vezes, a certa altura do percurso, numa forma mais gravosa – a da desistência e abandono.
Esta Pós-graduação propõe-se oferecer um nível aprofundado de conhecimentos na área e domínios específicos da Educação Especial e promover a capacidade de investigação educacional. O Curso tem a duração de 2 semestres letivos e está organizado segundo o regime de unidades de crédito.

Objetivos

  • Proporcionar acesso aos paradigmas, enquadramento legal e conceptual das medidas e recursos de apoio educativo contemporâneas na organização escolar atual;
  • Promover conhecimentos teórico-práticos no âmbito de problemáticas diversas de que derivam de NEE, especialmente problemas de cognição e motores;
  • Desenvolver competências em questões gerais e específicas do currículo, em avaliação-diagnóstico e definição de perfis de competências dos alunos com NEE, diferenciação das respostas educativas, organização e gestão das medidas e recursos educativos específicos e em metodologias específicas de ensino-aprendizagem e diversificação de estratégias;
  • Qualificar para o trabalho em equipa e para uma ação dinâmica nas escolas no sentido do favorecimento de práticas inclusivas.

Destinatários

Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais, terapeutas.

Organização e Horário

2 Semestres com 60 unidades de crédito ECTS.

5ª e 6ª feiras das 17h00 às 22h00.
Sábados das 09h00 às 14h00.

Direção

Paula Cristina Pacheco Medeiros

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados e confere aos estudantes que tenham, pelo menos, cinco anos de serviço docente efetivo, a Especialização em Educação Especial, no Domínio Cognitivo e Motor.

Vagas

30

Plano de Estudos

Unidades curricularesÁrea científicaComponente curricularTipoHoras de trabalhoECTS
TotalContacto
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo CEFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral17548 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8)7
Perturbações da Aprendizagem Específicas CEFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral17548 (T-20; TP-12; OT-6; TC-10)7
Administração e Gestão da Educação EspecialCEFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral10030 (T-20; TP-10)4
Currículo: Conceitos e PráticasCEFormação Geral em Ciências da EducaçãoSemestral10030h (T-12; TP-16; OT 2)4
Métodos e Técnicas em Investigação EducacionalCEFormação Geral em Ciências da EducaçãoSemestral10030 (T-12; TP-18)4
Problemas Graves de Comportamento em Contexto EscolarCSCFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral100 30h (T-15; TP-14; OT-1)4
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações Motoras CEFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral17548 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8)7
Perturbações Associadas CEFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral15040 (T-14; TP-20; OT-6)6
Comunicação Aumentativa e Alternativa CEFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral10030 (T-10; TP-15; OT-5)4
Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação InclusivaCEFormação Específica na Área de EspecializaçãoSemestral7525 (T-6; TP-6; OT-4; TC-9)3
Seminário de Projeto - Área de Problemas Cognitivos e MotoresCEFormação Orientada para o ProjetoSemestral25040 (S-30; OT-10)10

Consulte aqui o preçário completo.

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