Mestrado na área das Ciências da Educação – Especialização em Supervisão Pedagógica

CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

  • São admitidos candidatos à matrícula no Mestrado em Intervenção Comunitária titulares de uma licenciatura, ou equivalente legal, nas áreas da Educação/Ciências da Educação e licenciados em Ciências Sociais e Humanas ou cursos afins.
  • Outros candidatos detentores de um currículo académico, científico e profissional relevante para os objetivos do mestrado e que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do mesmo pelo Conselho Técnico-Científico da ESEPF.

Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020

table id=29 /

Critérios de seriação

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Descrição

Informações Gerais 

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 09/03/16 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Relatório de autoavaliação submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior para a acreditação do Ciclo de Estudos.
Este ciclo de estudos está reconhecido para efeitos de progressão na carreira previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 54.º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).

Objetivos

No final deste Ciclo de Estudos (CE), os estudantes estarão capacitados para assumir uma postura profissional como orientador/a e supervisor de professores consentânea com as exigências que se colocam ao exercício da profissão: construir e problematizar diferentes referenciais e instrumentos de supervisão pedagógica; adotar e implementar estratégias supervisivas adequadas e eficazes; liderar e gerir equipas de trabalho; avaliar o desempenho docente; gerir ações de formação, desde o diagnóstico de necessidades a avaliação da formação; utilizar novas tecnologias ao serviço do trabalho de supervisão; conceber, gerir e avaliar projetos de investigação-intervenção. 

Normas Regulamentares | Anexo 1 – Critérios da análise curricular e entrevista

Admissões

25.

Duração

4 semestres | 120 créditos.

Horário

Pós-laboral.

Diretora

Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro.

Comissão Executiva

Daniela Gonçalves | João Gouveia.

Plano de Estudos

Aviso nº 6556/2016 – Diário da República, 2ª. Série – Nº 100 – 24 de maio de 2016
Alterado pelo Aviso nº 8610/2017 – Diário da República, 2.ª Série – N.º 147 – 1 de agosto de 2017 

1º Semestre

Unidade Curricular (UC)Código UCECTSVer ficha
Antropologia Social e Cultural25185Ver PDF
Educação Emocional25195Ver PDF
Políticas Sociais25176Ver PDF
Psicologia Comunitária25157Ver PDF
Questões Aprofundadas de Intervenção Comunitária25167Ver PDF

2º Semestre

Unidade Curricular (UC)Código UCECTSVer ficha
Desenho e Avaliação de Projetos de Intervenção Comunitária912485Ver PDF
Dinâmicas de Desenvolvimento Local25235Ver PDF
Pedagogia Intercultural, Migrações e Cidadania25207Ver PDF
Perspetivas Contemporâneas de Exclusão Social25217Ver PDF
Violências na Sociedade Atual25226Ver PDF

a) De entre as unidades curriculares optativas das CE, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 5 créditos.

3º e 4º Semestre

Unidade Curricular (UC)Código UCECTSVer ficha
Trabalho de Projeto252740Ver PDF

a) De entre as unidades curriculares optativas das CE, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 5 créditos.

Consulte aqui o preçário completo.