CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Condições específicas de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica”, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Tutorial de como efetuar a candidatura
Guia de Candidatura recorrente

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 28/09/17 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Este 2.º Ciclo de Estudos tem como finalidades o aprofundamento e a especialização em domínios indispensáveis ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e às disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assente numa lógica formativa transversal e multidisciplinar pretende-se, articuladamente, potenciar práticas de reflexão crítica e de estímulo à curiosidade intelectual, habilitando os estudantes para a resolução de problemas em situações novas e fomentando atitudes de abertura à diversidade e promotoras de trabalho colaborativo.
Capitalizando as mais-valias resultantes da vasta experiência quer no âmbito da formação de professores quer adquirida em outras atividades educativas que a ESEPF promove, este 2º Ciclo de Estudos estrutura-se em torno de dois grandes eixos educativos – a formação profissionalizante (cientifica e técnica) e a formação pessoal e social dos estudantes -, que convergem para um perfil profissional revelador de mobilização de saberes, alicerçado em conhecimento sustentado pela investigação atual e traduzido numa postura de implicação e responsabilidade ética fundada na valorização do exercício reflexivo e na aprendizagem ao longo da vida, garantindo assim uma intervenção profissional informada, competente e inovadora. 

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

4 semestres | 120 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
Comissão Executiva: Margarida Maria Martins Quinta e Costa | Rui João Teles da Silva Ramalho

Vagas

15

Mais em: Info Cursos

Plano de Estudos

Despacho n.º 11138/2017 – Diário da República, 2.ª série — N.º 242/2017 — 19 de dezembro de 2017

Unidades curricularesÁrea CientíficaComponente de FormaçãoTipoHoras de trabalhoECTSObservações
TotalContacto
1º Semestre
Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino BásicoCEDESemestral10048 (T:12; TP:24; OT:12)4 
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoCEDESemestral10048 (T:9; TP:21; P:9; OT:9)4 
Metodologias do Ensino  das Ciências Naturais e Sociais para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoCEDESemestral10048 (T:3; TP:30; PL:3; TC:3; OT:9)4 
Educação Diferenciada e Intervenção MultimodalCEAEGSemestral7532 (T:10; TP:10; OT:6; O:6)3 
Investigação em Contextos EducativosCE
AEG
Semestral
75
32 (T:10; TP:15; OT:7)
3
 
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico ICE
PES
Semestral
300
162 (E:140; S:10; OT:12)
12
 
2º Semestre
Ciências Naturais e Sustentabilidade AmbientalCM
AD
Semestral
100
48 (T:3; TP:24; PL:6; OT:15)
4
 
Currículo: dos Fundamentos às PráticasCE
AEG
Semestral
100
48 (T:12; TP:12; P:12; OT:12)
4
 
Didática das Expressões ArtísticasCE
DE
Semestral
100
48 (TP:16; PL:24; OT:8)
4
 
Cultura Artística Contemporânea na EducaçãoAH
AD
Semestral
75
32 (TP:18; PL: 10; OT:4)
3
Optativa I a)
Fundamentos de Promoção e Animação da LeituraAH
AD
Semestral
75
32 (T:8; TP:16; OT:8)
3
Optativa I a)
História, Memória e Património CulturalAH
AD
Semestral
75
32 (T:6; TP:10; TC: 8; OT:8)
3
Optativa I a)
História da CiênciaCM
AD
Semestral
75
32 (T:2;TP:14;TC:8;OT:8)
3
Optativa II b)
Temas da História da MatemáticaCM
AD
Semestral
75
32 (T:6; TP:16; OT:10)
3
Optativa II b)
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico IICE
AD
Semestral
300
162 (E:140; S:10; OT:12)
12
 
3º Semestre
Seminário Interdisciplinar ICM
AD
Semestral
200
80 (TP:12;TC:12; S:24; OT:24; 0:8)
8
 
Introdução ao Pensamento ComputacionalCM
AD
Semestral
100
48 (T:12;TP:18;P:9;OT:9)
4
 
Metodologias do Ensino da Matemática para o 2.º Ciclo do Ensino BásicoCE
DE
Semestral
75
32 (T:8;TP:12; P:6;OT:6)
3
 
Metodologias do Ensino das Ciências Naturais para o 2.º Ciclo do Ensino BásicoCE
DE
Semestral
75
32 (T:8; TP:12;PL:4;S:4; OT:6)
3
 
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais ICE
PES
Semestral
300
162 (E:140; S:10; OT:12)
12
 
4º Semestre
Seminário Interdisciplinar IICM
AD
Semestral
200
80 (TP:12;TC:12; S:24; OT:24; 0:8)
8
 
Atividade Lúdica na Aprendizagem da MatemáticaCE
DE
Semestral
100
48 (T:6; TP:24; P:9; OT: 9)
4
 
Recursos Tecnológicos para o Ensino das Ciências NaturaisCE
DE
Semestral
100
48 (T:6;TP: 24; OT: 15; O:3)
4
 
Ética e Deontologia na Profissão DocenteAH
AEG
Semestral
50
32 (TP:16; S:8; OT:8)
2
 
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais IICE
PES
Semestral
300
162 (E:140; S:10; OT:12)
12
 

Consulte aqui o preçário completo.

Top