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CandidaturasDescriçãoPlano de EstudosPreçário

Candidaturas 2020/2021

Calendário para apresentação de candidatura 2019/2020

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Condições específicas de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica”, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Condições de ingresso

Segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, são condições especificas de ingresso, cumulativamente, ser titular de licenciatura em Educação Básica, conforme previsto no número 2 do artigo 18.º do referido DL, e o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, a avaliar segundo a metodologia que o órgão legal e estatutariamente competente considere mais adequada (n.º 1 e 2 do artigo 17.º).

Mais informações sobre as provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.

Como fazer a candidatura

A formalização da candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via internet  e dentro dos prazos abaixo indicados, mediante entrega de toda a documentação exigida.

Calendário para apresentação de candidatura:

EditalCandidaturasPublicação dos ResultadosMatrículas e Inscrições
1ª FaseEdital13 a 26 julho28 julho
Ver Aviso – Resultados
29 julho a 07 agosto
2ª FaseEdital27 julho a 20 setembro21 setembro
Ver Aviso – Resultados
22 a 24 setembro
3ª FaseEdital21 a 30 setembro01 outubro02 a 07 outubro

Documentos a apresentar (em formato digital): 

  • Documento de Identificação (bilhete de identidade; cartão de cidadão; passaporte) ou Declaração dos dados de identificação;
  • Diploma especificado/Certificado de Habilitações especificado de Licenciatura em Educação Básica;
  • Declaração comprovativa da aprovação nas Provas de Avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (estão dispensados da apresentação deste documento os candidatos que realizaram as referidas provas na ESEPF);
  • Curriculum vitae, modelo europeu.

Candidatura online:

Antes de submeter a sua candidatura online deve assegurar-se de que as candidaturas se encontram abertas. Deve igualmente verificar quais os documentos a submeter quando efetuar a sua candidatura online.
Efetuar Candidatura


Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

Para esclarecimento de dúvidas contacte: serv.admin.academicos@esepf.pt

Condições de ingresso de habilitação profissional para a docência: provas escritas e orais do domínio da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica

 1ª chamada2ª chamada
Período de inscrição 04 mar a 25 jun
Por e-mail para os Serviços de Gestão Académica da ESEPF:serv.admin.academicos@esepf.pt
29 jun a 01 set
Por e-mail para os Serviços de Gestão Académica da ESEPF:serv.admin.academicos@esepf.pt
Realização de análise documental6 de julho03 setembro 
Realização da prova oral29 jun a 03 jul03 e 04 set
Publicação dos resultados das provas07 jul09 set
Período de consulta08 jul10 a 11 set
Período de reclamação09 jul14 a 15 set
Publicação dos resultados das reclamações13 julAté 18 set

Descrição

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 18/06/15 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Relatório para a acreditação do Ciclo de Estudos submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Objetivos

Com este mestrado proporciona-se uma formação avançada e atualizada no campo das teorias educacionais, das metodologias de investigação e de intervenção educativa, desenvolvem-se capacidades de análise educacional, de mobilização de conhecimentos teóricos e metodológicos, de equacionamento das dinâmicas educativas e de intervenção educativa fundamentada.

No fim do mestrado, o estudante, entre outras competências, deve ser capaz de definir opções curriculares; integrar conhecimentos científicos em situações de ensino; planificar a ação pedagógica, selecionando e adequando metodologias; desenvolver aprendizagens, mobilizando saberes científicos tendo em conta especificidades individuais e contextuais; organizar, desenvolver e avaliar o processo de ensino; promover a articulação horizontal e vertical do currículo; fomentar a aquisição integrada de métodos de estudo e trabalho utilizando as TIC; promover relações interpessoais de qualidade.

Normas Regulamentares

Duração e créditos 

4 semestres | 120 créditos

Regime e horário 

Diurno. 

Diretor/a do ciclo de estudos (e/ou Comissão Executiva)

Diretora: Maria Cristina Vieira da Silva
Comissão Executiva: Isilda Maria dos Santos Braga da Costa Monteiro | Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro

Admissões

30

Mais em: Info Cursos

Plano de Estudos

Despacho n.º 10041/2015 – Diário da República, 2.ª série — N.º 172 — 3 de setembro de 2015

1ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática das Ciências Naturais PT EN4
2394
CE100 48 (T:3; TP:30; PL:3; TC:3; OT:9)
Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2393
CE100 48 (T:12; TP:24; OT:12)
Educação Diferenciada e Intervenção Multimodal PT EN3
2396
CE75 32 (T:10; TP:10; OT:6; O:6)
Investigação em Contextos Educativos PT EN3
2397
CE75 32 (T:10; TP:15; OT:7)
Metodologias do Ensino da Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2395
CE100 48 (T:9; TP:21; P:9; OT:9)
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico I PT EN12
2398
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Ciência, Ambiente e Património PT EN4
2399
CM100 48 (T:6; TP:27; PL:3; TC:3; OT:9)
Currículo: dos Fundamentos às Práticas PT EN4
2405
CE100 48 (T:12; TP:12; P:12; OT:12)
Didática das Expressões Artísticas PT EN4
2401
CE100 48 (TP:16; PL:24; OT:8)
Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura PT EN3
2402
AH75 32 (T:8; TP:16; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico II PT EN12
2404
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Temas da História da Matemática PT EN3
2403
CM75 32 (T:6; TP:16; OT:10)

2ºAno

1.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Didática da Língua e do Texto no 2.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2408
CE100 48 (T:12; TP:24; OT:12)
Escrita: Processos e Produtos PT EN5
2406
AH125 48 (T:12; TP:12; PL:12; OT:12)
Metodologias de Ensino da História e Geografia de Portugal em 2.º Ciclo do Ensino Básico PT EN4
2409
CE100 48 (T:12; TP:24; TC:4; OT:8)
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I PT EN12
2410
CE300 162 (E:140; S:10; OT:12)
Portugal: Território e Identidades PT EN5
2407
AH125 48 (T:20; TP:10; TC:6; OT:12)
2.ºsemestre
Unidades curricularesIdiomaIdiomaECTSCódigo UCÁrea científicaHoras trabalhoCarga horáriaObservações
Ética e Deontologia na Profissão Docente PT EN2
2417
AH150 32 (TP:16; S:8; OT:8)
Oficina de Recursos Pedagógicos para História e Geografia PT EN4
2415
CE100 48 (T:10; TP:20; OT:18)
Oficina de Recursos Pedagógicos para o Português PT EN4
2416
CE100 48 (TP:16; P:16; OT:16)
Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico II PT EN12
2418
CE300 170 (E:140; S:10; OT:20)
Conto:Memória e Contemporaneidade PT EN4
2411
AH100 48 (T:8; TP:24; OT:8; PL:8)Optativa I a)
Literatura e Interculturalidade PT EN4
2412
AH100 48 (T:8; TP:24; OT:8; PL:8)Optativa I a)
Espaço e Memória: Dinâmicas Locais e Regionais PT EN4
2413
AH100 48 (T:14; TP:16; TC:8; OT:10)Optativa II b)
História e Tendências da Sociedade Contemporânea PT EN4
2414
AH100 48 (T:16; TP:24; OT:8)Optativa II b)

a) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.
b) De entre as unidades curriculares optativas das AH, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 4 ECTS.

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