Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica
1° Semestre Arte e Educação
Objetivos de aprendizagem
Caraterizar e identificar diferentes manifestações Artísticas no seu contexto histórico e sócio cultural Compreender a importância das expressões artísticas no processo educativo Identificar as diferentes áreas artísticas e enquadra-as na atividade docente Reconhecer o valor da dança como arte em diversos contextos Selecionar as danças populares com os escalões etários e com o desenvolvimento motor Reconhecer o valor da música como arte e o seu papel em diversos contextos sócio educativos Distinguir objetivos da expressão musical Rentabilizar recursos musicais Identificar movimentos artísticos e culturais ao longo da história e na contemporaneidade Analisar concetual e formalmente uma obra de arte Identificar as etapas da representação gráfica infantil Identificar as finalidades da educação artística Reconhecer o teatro nos contextos sócio educativos Distinguir os objetivos da educação teatral e artística Aplicar conteúdos da educação artística teatral Identificar etapas organizativas

Conteúdos programáticos
Motora: A dança na educação Evolução histórica da dança A importância educativa da dança Valores desenvolvidos através da dança O ensino da dança popular Metodologia e orientação aplicada da dança Abordagem prática de diversos tipos de dança Musical: A música e a sua dimensão artística. A educação artística como instrumento de intervenção educativa Aplicação prática dos conteúdos da educação artística musical Construção e aplicação de jogos e atividades musicais Plástica: Arte e estética A importância das Artes na história e na contemporaneidade Interpretação e compreensão das obras de arte A Expressão plástica na Educação Princípios e finalidades da Educação Artística Princípios de representação gráfica infantil Dramática: Importância do Teatro na história da humanidade Conceitos e terminologias Princípios, finalidades e especificidades Competências na construção do espetáculo Produção e criação artística Princípios na criação e elementos de comunicação artística

Avaliação
Exposição Debate Análises de documentos Trabalho em grupo Casos práticos Esta UC está dividida em 4 áreas artísticas sendo a classificação final o resultado da média aritmética simples das diferentes avaliações Plástica:Resulta da apreciação de um trabalho teórico prático de grupo(60%) e de uma defesa oral do mesmo (40%) Musical:Trabalho teórico prático de grupo(100%) Motora:Apreciação de um trabalho teórico prático feito em grupo(10%) e sua apresentação prática(90%) Dramática:Dossiê individual de acompanhamento das aulas, com pesquisa em matérias sugeridas(50%) e trabalho teórico prático de grupo(50%) Os trabalhos efetuados em cada área artística têm por base uma proposta de intervenção que,partindo de temas diferenciados pretendem fazer com que os estudantes compreendam a importância das expressões artísticas no processo educativo enquadrando as diferentes áreas artísticas na atividade docente de acordo com a especificidade de cada uma das áreas, explorando as suas potencialidades

Bibliografia
BEJA, F. et Al (2002), Jogos e Projectos de Expressão Dramática, Porto Editora. ISBN 987-972-0-01374-3 BELVER, M., (2000), Educación artística y arte infantil, Madrid: editorial Fundamentos, ISBN 84-245-0822-X EISNER, E., (1998), Educar la visión artística, Barcelona: Paidós Educador, ISBN 84-493-0146-7 HOWARD, W., (1984), A Música e a Criança, S. Paulo, Summos. LANDIER, J. E BARRET, G. (1999), Expressão Dramática e Teatro, Col. Práticas Pedagógicas, Ed. ASA, 1999. ISBN 972-41-1409-0 MANNI, D., (1998), Dança Educação - Princípios, Métodos e Técnicas, Rio de Janeiro, Editora Sprint. ISBN 85-85031-83-2 SOUSA, A., (2003) A Educação pela Arte e as Artes na Educação, Música e Artes Plásticas, Horizontes Pedagógicos, Lisboa, Edições Piaget. ISBN 972-771-616-4 SOUSA, A., (2003) Educação pela Arte e arte na educação, Drama e Dança. Horizontes Pedagógicos, Edições Piaget. ISBN 972-771-616-4