Pós-graduação em Psicologia da Educação
Especialização em Ciências da Educação
2011
Descrição
A Escola necessita de uma equipa multidisciplinar onde a formação em Psicologia da Educação esteja presente, nomeadamente na área de orientação educativa, centrando-se no estudo psicológico dos problemas quotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de ensino e avaliação, bem como métodos de pesquisa, análises estatísticas e procedimentos de medição e avaliação apropriados para estudar o pensamento e os processos culturais e sociais das escolas.
Nesta conjuntura educacional onde os comportamentos disruptivos se manifestam com mais frequência, organizámos um plano curricular que responde aos anseios atuais dos diversos agentes educativos, onde integramos unidades educacionais, vocacionais, clínicas e de psicologia social e um projeto supervisionado, para que corresponda a uma formação adequada.
Objetivos
Através desta Pós-graduação procurar-se-á dotar os formandos de competências para:
• Identificar e avaliar problemas educacionais e fazer propostas de intervenção para a sua resolução;
• Conhecer reflexivamente o processo de desenvolvimento vocacional ao longo da vida;
• Elaborar, gerir e avaliar programas de intervenção educativa;
• Articular estratégias de avaliação e intervenção entre todos os intervenientes no processo educativo.
Destinatários
Licenciados em Psicologia/Ciências Psicológicas, Educadores de Infância, Professores, designadamente com funções de direção de turma, Educadores Sociais, Peritos de Orientação, Psicopedagogos e outros Licenciados em áreas afins.
Plano de Estudos
1º Semestre
Motivação e Aprendizagem - 3 ECTS
Trabalho em Equipa e Envolvimento Parental - 3 ECTS
Cognição e Aprendizagem - 6 ECTS
Comportamento Desviante e Interação na Sala de Aula - 3 ECTS
Novas Formas de Inteligência e Promoção do Sucesso Escolar - 6 ECTS
Investigação em Educação - 3 ECTS
Enquadramento Conceptual e Legal da Educação - 3 ECTS
Escola Inclusiva: Perspetiva Contemporânea - 3 ECTS
2º Semestre
Metodologia da Avaliação em Psicologia da Educação – 6 ECTS
Educação para a Carreira - 4 ECTS
Psicopatologia do Desenvolvimento - 5 ECTS
Investigação em Psicologia da Educação - 3 ECTS
Projeto em Psicologia da Educação - 12 ECTS
Critérios de Seleção
Curriculum Vitae e entrevista individual.
Coordenação
Júlio Sousa.
Organização
2 semestres com 60 unidades de crédito ECTS.
Horário
3ª e 5ª feira das 18h00 às 21h00.
Sábado das 9h00 às 13h00.
Diploma
A aprovação do Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados.
Candidaturas
Início
Outubro de 2011.
Vagas
Mínimo 15 – Máximo 30.
Cf. AQUI o valor da inscrição, candidatura e propinas.
Siga-nos:
| Mapa do site | Eduroam |
DeGóis | © ESEPF.2009 | Optimizado para: IE7+, FireFox, Safari.