ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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  • CANDIDATURAS 2019/20 CANDIDATURAS 2019/20 1 fase

Pós-Graduações

Pós-graduação em Educação Especial

Intervenção Precoce

 

Informações Gerais

Descrição

A formação oferecida neste curso de especialização em Intervenção Precoce pretende ser um contributo para a melhor qualidade das respostas educativas dirigidas a crianças dos 0 aos 6 anos que apresentem problemáticas diversas de que derivem n.e.e. ou se encontrem em situações de risco.
Com os saberes nele disponibilizados os profissionais ficarão habilitados para perceber semelhanças e diferenças individuais, compreender necessidades educativas comuns e específicas, encontrar criativamente formas diferenciadas de promover o desenvolvimento das crianças, identificar e intervir sobre os fatores ecológicos facilitadores e inibidores do desenvolvimento salutar nesta fase crucial da vida das crianças. Mais concretamente, para promover a intervenção precoce, criar e utilizar estratégias diversificadas, conhecer equipamentos e materiais específicos, mobilizar recursos, adaptar contextos e condições de avaliação e intervenção, organizar o tempo e o espaço em função de características e necessidades individuais, planificar, identificar potencialidades e necessidades dos alunos, apoiar e orientar a intervenção das famílias, promover as interações com a comunidade. Tudo domínios de atuação que implicam formação especializada dos profissionais.

Objetivos

O curso visa :

  • Informações e saberes sobre a evolução histórica do atendimento a populações atípicas, conceitos e paradigmas, atual enquadramento legal das medidas e recursos de intervenção precoce e da educação especial em geral;
  • Saberes teóricos e teórico-práticos no âmbito de problemáticas diversas de que derivem n.e.e. e suas implicações quanto à intervenção específica no período dos 0 aos 6 anos
  • Saberes sobre metodologias e técnicas de intervenção e sobre a organização e gestão das medidas e recursos educativos diferenciados;
  • Habilitação para o trabalho em equipa e para uma ação dinâmica nos contextos educativos, no sentido do favorecimento de práticas inclusivas.

Destinatários

Educadores de Infância e professores do Ensino Básico e Secundário habilitados com o grau de licenciatura e profissionalizados.

Critérios de Seleção

Curriculum vitae; entrevista individual; classificação final do curso, experiência profissional.

Coordenação

Helena Serra.

Organização

2 semestres com 60 Unidades de Crédito.

Horário

O curso funcionará às 3.ª e 5.ª das 17 h às 21 h e sábados das 9 h às 14 h.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados e confere aos estudantes que tenham pelo menos cinco anos de serviço docente efetivo, a Especialização em Educação Especial, domínio de Intervenção Precoce.

Candidaturas

Consulte aqui.

Vagas

Mínimo 15 – Máximo 30.

Plano de Estudos

1º Semestre
Trabalho de Equipa e Envolvimento Parental – 3 ECTS
Educação de Crianças: Estudo das Diferentes Problemáticas – 11 ECTS
Modelos de Intervenção e Avaliação em Intervenção Precoce – 3 ECTS
Questões Aprofundadas de Psicologia do Desenvolvimento – 3 ECTS
Métodos e Técnicas de Investigação Educacional – 4 ECTS
Educação Intercultural e Intervenção Social – 3 ECTS
Enquadramento Conceptual e Legal da Educação – 3 ECTS

2º Semestre
Modelos Organizacionais de Resposta em Intervenção Precoce – 3 ECTS
Educação de Crianças: Intervenção em Diferentes Contextos – 10 ECTS
Metodologias e Técnicas de Intervenção Precoce – 5 ECTS
Trabalho de Projeto – 12 ECTS

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